quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O SONHO DE CASSANDRA - No final de semana passada assistí ao (já clássico) Bastardos Inglórios do gênio Tarantino. E comecei esta com uma obra de outro gênio Woody Allen, mas em momento a meu ver, pouco inspirado.

É o problema de se fazer 1 filme a cada 2 anos, muitos altos e baixos. Woody tem muitos altos, Scoop e Vicky Cristina Barcelona foiram na minha opinião, os últimos grandes altos, mas O Sonho de Cassandra fica um pouco atrás. Mas mesmo assim é, como todos do Woody, acima da média.

São dois irmãos, Colin Farrell e Ewan McGregor filhos de um humilde dono de restaurante. O primeiro é viciado em jogos e o segundo gosta de usar roupas bonitas e viver de aparências. Quando, para saldar uma dívida e manter a falsa vida rica, eles pedem dinheiro emprestado para um tio rico, recebem uma contra proposta bem grave. E é a partir daí que os personagens afloram os conflitos se aprofundam.

Personagens muito bem construídos e um roteiro redondinho, corriqueiro para Woody, são os pontos fortes da trama, isso sem falar na beleza de Hayley Atwell, que faz a namorada de Ewan "Obi-Wan Kenobi" McGregor.

É uma tragédia grega que mantém a agonia até o desfecho.

domingo, 18 de outubro de 2009

BASTARDOS INGLÓRIOS - Primeiro começamos definindo: Tarantino é gênio! Sempre foi. Eu digo isso por aqui já há bastante tempo. Ao lado de Woody Allen e David Lynch não há melhor. E mais uma vez ele entrega uma obra prima, uma maravilha que te prende na cadeira até o final. Pode ser pelos diálogos cortantes, pelas sequências bem arquitetadas, pelas situações que o roteiro propõe ou pelos atores que ressucita.

Bastardos Inglórios se passa durante a 2ª Guerra Mundial. Conta a história de um grupo de soldados judes americanos que tem como objetivo matar todo e qualquer nazista que aparecer pela frente. Eles são chamados para "atuar" durante o lançamento de um filme pró-nazismo, que vai reunir toda a alta cúpula. Brad Pitt, Eli Roth (diretor do Albergue), Daniel Brühl (que fez Adeus Lenin), estão entre os nomes que estrelam o filme. Mas preste muita atenção em Mélanie Laurent, como Shosanna e Christoph Waltz, como o coronel nazista Hans Landa.

Preste atenção na cena de abertura, na cena do salloon, na cena dentro do cinema. Sequências incríveis, belas e com diálogos afiadíssimos.

O roteiro está escrito há quase 20 anos, desde quando Quentin trabalhava como atendente de uma locadora. Filme de guerra com roteiro e direção de Quentin Tarantino: imperdível! Reserve espaço na sua DVDteca, o próximo filme a entrar lá será Bastardos Inglórios. Assista e comprove!

sábado, 17 de outubro de 2009

NO HOTEL DA FUZARCA / OS GÊNIOS DA PELOTA - É sempre bom visitar ou revisitar os clássicos. Eu nunca havia visto nada dos Irmãos Marx, aliás apenas conhecia o Groucho, com aquele bigode e as sombrancelhas exageradas e o cachimbo no canto da boca. Nem sabia que eram 4, nem sabia que se chamavam Groucho, Harpo, Chico e Zeppo. Assisti aos dois filmes do título, curtos, pouco mais de 1 hora cada e não há como ficar indiferente.

O humor é ingênuo, simples, à lá Os Três Patetas, só que melhor. Os 4 Marx tem mais carisma do que os 3 trapalhões que se batem sem parar. Groucho é o fanastrão, parece uma metralhadora soltando plavaras atrás de palavras, sempre sacadas ótimas e tem o "andar do pato" que é genial. Harpo é mudo, aposta no humor físico, tem sempre um olhar infantil. Quase sempre divide a cena com Chico, o irmão que não perde sotaque italiano, é desconfiado e o "cérebro" (burro) das artimanhas. Zeppo só está lá pelo sobrenome, não faz nada demais, virou produtor depois que se sentiu deslocado após os primeiros filmes.

Os destaques ficam para as sequências de humor físico, como a das portas no Hotel da Fuzarca ou da pedra de gelo no quarto da mocina em Os Gênios da Pelota.

OS ESTRANHOS - "Tranque a porte e finja se sentir seguro." É tudo o que deve-se saber antes de assistir ao filme Os Estranhos. Um casal (Liv "filha-do-cara-que-canta-no-Aerosmith" Tyler e Scott "cara-que-fez-Felicity" Speedman) segue para uma casa afastada no meio do nada, onde são torturados psico e fisicamente por 3 figuras usando máscaras.
É muito assustador! Principalmente porque o roteirista e diretor estreante Brian Bertino, fez uma escolha mais do que certa para este tipo de filme. Abandonou os sustos fáceis e as trilhas que preparam o clima. O filme é cru e a pouca iluminação nos ambientes da casa lembram um cenário de Hitchcock.
Vale a pena descobrir este filme na prateleira da locadora. Mas lembre-se: nem tudo há que ter sentido e nem todo ato pede uma explicação.

domingo, 27 de setembro de 2009

FALANDO EM POLANSKI...

O homem foi preso...
dá uma lida aí...

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/09/27/politicos-buscam-liberacao-do-cineasta-roman-polanski-preso-na-suica-767800786.asp

REPULSA AO SEXO - Ousadia é sempre louvável. Polanski sabe disso. Por isso lançou no auge da liberação feminina o filme de uma garota com repulsa à qualquer investida masculina.
Segundo longa-metragem de Roman Polanski, Repulsa ao Sexo, de 1965, traz a história de Carol (Catherine Deneuve), uma bela e instrospectiva jovem que não consegue se relacionar com outros homens. Aliás ela nem tenta, tamanha a repulsa que sente por eles.
Ela vive com a irmã em um pequeno apartamento alugado. Sofre com os gemidos noturnos da garota quando dorme com o namorado, e rejeita até mesmo um simples beijo de um jovem pretendente. A situação piora de vez quando sua irmã decide viajar com o namorado. Em casa sozinha, Carol começa a ter alucinações, imaginando as paredes se rachando, mãos surgindo entre as rachaduras para tocá-la, ou ainda um visitante imaginário que chega para estuprá-la.

O filme, todo em PB, caminha lentamente ao passo da protagonista e ganha ritmo na metade final com seus delírios. Mas na minha opinião, fica faltando algo ao filme. O destaque mesmo para a cena das mãos invadindo as paredes. Incrível como a metáfora da proteção dela, dentro de casa, vai ruindo aos poucos com as rachaduras.

Na verdade Polanski não é meu diretor predileto, longe disso. Não conheço todos os filmes dele, mas posso ressaltar que O Bebê de Rosemary e A Dança dos Vampiros também deixam muito a desejar. Agora, Chinatown, A Morte e a Donzela e O Pianista são pontos positivos. A carreira de Polanski é uma montanha russa e Repulsa ao Sexo representa um momento inferior deste percurso.

OS PÁSSAROS - Demorei 27 anos para mergulhar na história de pássaros insandecidos que perturbam a população de uma pequena cidade americana. E valeu cada minuto... o filme é incrível!
É uma produção de 1962, o 50º filme da carreira de Alfred Hitchcock, e conta a história de uma garota que segue para uma pequena cidade atrás de um suposto provável namorado. E lá os pássaros começam a atacar os moradores sem explicação. Eles simplesmente atacam as pessoas, nada mais. O clima de suspense é total. E sem fazer qualquer uso de trilha sonora, efeito de imagem ou coisa parecida.
O que chama atenção também é como os personagens deste filme são bem construídos. Todos parecem ter um segredo, falam uns com os outros mas mantém o olhar retraído como se não quisessem entregar o jogo. Até o fim, você espera a bombástica revelação de qualquer um deles...
O medo vindo do inesperado, como dos pássaros, choca mais do que o medo vindo do lugar comum, como o escuro, uma porta rangendo ou pegadas subindo uma escada. E este é o grande trunfo!
Destaque para uma das cenas quando os persoangens caminham por uma rua tomada por pássaros por todos os lados, no chão, nas árvores e nos fios de alta tensão. A edição foi tal, que o clima fica tenso o tempo todo até cruzarem a tal estrada. Você espera pelo ataque a qualquer passo!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009


34 COISAS QUE APRENDEMOS COM CINEMA!!!

• Durante toda e qualquer investigação policial será necessário visitar ao menos uma vez um puteiro ou clube onde garotas fazem striptease.

• A maioria dos números de telefone dos Estados Unidos começam com 555.

• O sistema de ventilação de qualquer prédio é sempre um esconderijo perfeito. Além de ninguém procurar o ladrão por lá, ele ainda leva para qualquer parte do prédio sem dificuldade alguma.

• Para você fingir que é um alemão não é necessário falar a língua do país, basta falar português com sotaque alemão.

• Quando qualquer homem levar uma surra ele não mostrará dor na hora, mas quando uma mulher for limpar as suas feridas ele fará as maiores caras de dor já vistas no universo.

• Não existe interruptores em nenhum cozinha. Quando for preciso ir até lá à noite, em uma total escuridão, basta abrir a porta da geladeira que tudo se resolverá.

• Dentro de uma casa mal assombrada sempre existem mulheres gostosas que, mesmo que com medo, passarão o tempo todo só com suas roupas íntimas.

• Todo e qualquer acidente de carro acaba com uma explosão pra lá de legal.

• Usar um colete a prova de balas, ao contrário do que todos pensam, protege todo o seu corpo e torna você invencível.

• Se algum mal entendido acontecer e deixar você em uma péssima situação, mesmo que a explicação para tudo aquilo seja muito simples, nunca tente explicar ela pra ninguém.

• Todo mundo que tem pesadelos acorda com muito medo, suado e totalmente confuso.

• Tossir, normalmente, é sinal de uma doença terminal.

• As bombas sempre tem um grande cronômetro com números vermelhos para que você possa saber quanto tempo ainda falta para elas explodirem, mesmo que elas tenham sido feitas por seres de outros planetas.

• Todos os terroristas fazem piadas muito ruins.

• Um homem atirando em vinte homens tem mais chances de sucesso do que vinte homens atirando em um homem.

• Todos os computadores portátil tem capacidade para substituir os sistemas de comunicação de qualquer civilização alienígena que tentar invadir a Terra.

• Pilotos de helicóptero que trabalham como autônomos sempre estão dispostos a ajudar qualquer organização terrorista, mesmo que precise matar pessoas, esconder fatos, matar mais pessoas e ainda, no final, morrer em uma bela explosão.

• Todas as pessoas normais tem um arquivo cheio de recortes de jornais, ainda mais se um primo ou irmão morreu em um estranho acidente de barco.

• Os programas de computador funcionam em qualquer computador, independente do sistema operacional.

• Normalmente as duplas de policiais tem personalidades completamente diferentes.

• Quando estão sozinhos os estrangeiros com linguagem estranha costumam falar entre si em inglês.

• Os heróis nunca são acusados de homicídio ou dano criminal, mesmo depois de destruir toda a cidade para prender apenas um bandido.

• Se você parar para procurar agora, em menos de oito segundos terá achado uma serra.

• Todas as portas podem ser abertas apenas com um cartão de crédito ou com um clipe de papel, a não ser no caso de um incêndio onde uma criança pode morrer.

• Você pode dizer se um homem é britânico só de olhar pra ele. Todos os britânicos usam gravata borboleta.

• Quando você estiver dirigindo não é necessário prestar atenção na estrada, e sim para as pessoas que estão no banco de trás e ao seu lado.

• Serra elétrica: Suficientemente forte para matar um dinossauro e inofensiva para uma criança de oito anos.

• Todo e qualquer emprego fará o pai esquecer o aniversário do seu filho, é inevitável.

• Policiais honestos e trabalhadores morrem sempre três dias antes de se aposentar.

• Se você é loira, bonita e tem 22 anos, basta colocar um óculos para se tornar uma especialista em fissão nuclear.

• Quanto mais um homem e uma mulher se odeiam, mais chances eles tem de se apaixonar um pelo outro.

• É fácil perceber que seu carro está sendo seguido, basta olhar pelo retrovisor por menos de três segundos.

• Todos os cachorros de família não morrem, se for preciso eles saltam por buracos enormes, correm por três dias seguidos, nunca dormem, ajudam você e ainda matam a bola de fogo que queria matar todo mundo por causa daquele jogo estranho que você jogou na infância.

• Heróis nunca tem um dia de folga e sempre amam o que fazem.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

TARANTINO - Um dos meus cineastas favoritos, ao lado de Woody Allen e David Lynch, lista neste vídeo 20 filmes indispensáveis, de 1992 (ano em que começou a dirigir) para os dias de hoje. Acredite, você vai se surpreender!!
http://www.youtube.com/watch?v=Wz4K-Rxx2Bk

domingo, 16 de agosto de 2009

HALLOWEEN - Falamos aqui do Halloween de Rob Zombie, ok? É bom também salientar que se tratam de 3 versões do mesmo filme. A primeira que se viu, ou se vê, nos cinemas totalmente decepada com "apenas" 1 hora e 40. A segunda versão tem 30 minutos a mais e mostra toda a saga do pequeno Michael Myers antes de ser internado. E a terceira que ainda não ví, é a Director´s Cut que tem 25 minutos a mais do que a segunda versão (!).

Falamos aqui de um diretor que tem no curriculo obras como A Casa dos 1000 Corpos e (obra-prima) Rejeitados pelo Diabo. Há que se respeitar este cara!

O Michael Myers criança que Zombie recria é um dos personagens mais bem escritos da última safra do cinema de terror. Explica muito coisa e completa o filme original (1978) de John Carpenter, é mais uma homenagem do que um remake.

O elenco, quase todo vitimado pelo Michael Myers, pode ser visto nos outros filmes do diretor. Sem falar no eterno Alex (Laranja Mecânica) Malcolm McDowell que faz o Dr. Samuel Loomis.

Assista o filme, renda homenagem a este personagem único sendo revisitado por um diretor que a cada filme fica mais afinado com o mundo do terror. Aliás, prepare-se que a sequência estréia em agosto.

PAGUE PARA ENTRAR REZE PARA SAIR - Pois bem, mais um slasher movie do longínquio ano de 1981, mas o seu diferencial já começa pela cadeira de direção, Tobe Hooper, o diretor também de Massacre da Serra Elétrica e Poltergeist. Espera-se muito então! Uma esperança que acaba por não se confirmar.
É um filme pequeno, que se passa em uma madrugada num parque de diversões, onde 4 amigos decidem (!) por passar a noite (!!) dentro do Trem Fantasma (!!!). Com este fiapo a desgraceira está preparada. Todos os assustadores bonecos servem de pano de fundo para um caipira maluco, sua companheira vidente e um monstro que só pensa em sangue.
Visto hoje em dia, o resultado decepciona. Afinal de contas, a sacada do filme é genial, o pano de fundo é maravilhoso, tem tudo para ser uma obra incrível. Mas não.
Um filme não precisa ser rico de investimentos para ser sucesso, mas precisa ao mínimo ser rico em idéias boas, coisa que falta em Pague para Entrar Reze para Sair.
Ah, prepare-se: Eli Roth planeja um remake...

domingo, 8 de março de 2009

WATCHMEN - O FILME - Depois de quase 1 ano, voltei a postar no Blog e justamente com Watchmen, que gerou muita polêmica.
Pois bem, tive a oportunidade de ler (por 3 vezes) a graphic novel de Watchmen, então conheço muito bem a história e seus personagens. E cravo de cara: se você gostou MUITO do filme é porque nunca leu Watchmen. Faltam, entre outras coisas, a morte de Hollis Manson (o antigo Coruja), o monstro do final, toda a questão da clonagem e os conflitos entre as personagens como o jornaleiro e o menino, o casal lésbico, etc. Essas pequenas coisas deixam a história humana e real, questões que o filme mata completamente. Snyder, o diretor, igualou Watchmen a qualquer filme mediano de super-heróis, como Homem-Aranha, X-men e este foi seu pior pecado.
Mas o filme tem os seus méritos. Ele é muito bem filmado, tem cenas belíssimas e uma trilha de arrebatar.
Quem não leu a graphic novel vai gostar, mas para quem leu, saiba que o filme poderia ser muito mais e ir muito além!