sexta-feira, 8 de junho de 2018

A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (1998)

O sorriso debochado

A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (American History X / 1998) - Um filme que te faz sentir mal só por assisti-lo. Ele tira você do conforto e te joga num turbilhão de ideias que por mais que você saiba que são reais você prefere ignorar ou combater nas pequenas ações do dia a dia. Certamente o melhor filme da carreira de Edward Norton - na minha opinião, junto com A Última Noite -, onde ele chegou até a concorrer ao Oscar pela atuação.

Uma atuação impressionante

A Outra História Americana é na verdade dois filmes que correm em paralelo - em preto e branco mostra o passado e em cores o presente. E eles vão se intercalando. Derek Vinyard (Norton) é um extremista neo-nazista - com tatuagens espalhadas pelo corpo, inclusive uma da suástica no peito - que mantém no seu quarto pôsteres, quadros e frases do partido nazista alemão.

Quarto decorado

Seu jovem irmão Danny (Edward Furlong, o eterno John Connor de O Exterminador do Futuro 2), o idolatra e, sem perceber, segue seus passos. Mas ele tem problemas na escola, principalmente depois de ter entregue na aula de história uma redação sobre "Mein Kampf", o livro de Hitler sobre o ideal do pensamento ariano.

Seguindo os passos do irmão mais velho

Derek passa 3 anos preso, após matar 2 negros que tentaram levar seu carro. Um a tiros e outro brutalmente pisoteado contra a guia da calçada, a icônica e mais forte cena do filme. Após os assassinatos e já cercado pela polícia, Derek se vira para o irmão - que assistiu a tudo - e sorri, orgulhoso pelo crime que acabara de cometer.

A mais forte cena do filme

Pouco depois alguns detalhes da vida pregressa de Derek são revelados, como o papel de líder que ele assume na comunidade neo-nazista da região. O que resulta numa cena de quebra-quebra num mercado comandado por um imigrante ilegal. Derek também revela todo o seu ódio em outra cena fortíssima num jantar em casa quando a mãe recebe o namorado judeu. Prato cheio para Derek bater com orgulho no peito, mostra a suástica e dizer "Aqui você não é bem vindo!"

Violência verbal no jantar em família

Mesmo com a saída da prisão e o reencontro com a família, Derek sai da prisão mudado e tenta a todo custo provar que não tem os mesmos pensamentos de antes. Tarefa difícil e claro, com final trágico.

Derek Vinyard passa um tempo na cadeia

A Outra História Americana assusta, incomoda, irrita e perturba. Tony Kaye que o diga. O filme foi a estreia do diretor no cinema, mas se ele soubesse que teria tantos problemas talvez não tivesse aceito o trabalho. Kaye e Norton se desentenderam durante as filmagens e a edição foi feita praticamente toda pelo ator.

O astro e o diretor - inúmeros problemas durante as filmagens

Impossível saber o que o filme seria se Kaye tivesse acompanhado o trabalho no final. Méritos para Norton que acumulou a edição e montagem do filme, além de ter feito o melhor trabalho como ator da carreira.
Veja abaixo o trailer de A Outra História Americana.

Nenhum comentário: