segunda-feira, 10 de junho de 2024

NADA DE NOVO NO FRONT (2022)


NADA DE NOVO NO FRONT (Im Westen nichts Neues / 2022) - É a terceira adaptação que o livro clássico de Erich Maria Remarque ganha para o cinema. Mas desta vez é uma abordagem curiosa... que leva a gente para as trincheiras, na primeira guerra mundial, acompanhando as ações do ponto de vista dos derrotados, dos alemães. Nos últimos anos talvez A Queda! As Últimas Horas de Hitler seja o único filme, à ganhar o grande público, que retrate o lado alemão de uma guerra. 

Aqui vemos a ascensão de 4 jovens que saem da Alemanha para se alistar no exército e lutar nos campos de batalha assim como tantos outros, o grupo é inflamado pelas palavras de incentivo do alto comando alemão: "vocês são a geração mais importante da Alemanha neste momento", "vocês vão trazer a Vitória para nós", "em breve estaremos marchando sobre Paris". Todos vibram como se fosse final de Copa do Mundo e embarcam ainda mais alucinados para ir pra batalha matar inimigos. 

A questão é que em pouquíssimo tempo essa romantização da guerra já cai por terra e eles descobrem o óbvio. Primeiro que mal cabem na roupa, já que ela pertencia a outros soldados. Todas elas reaproveitadas de outros soldados mortos. Os capacetes que recebem tem furos de bala. Tudo naquele momento no exército alemão é reaproveitado. Isso porque o país vive uma crise sem igual e uma vitória na guerra é a única coisa que pode manter o espírito alemão em alta.

Assim que os 4 amigos chegam nas trincheiras encontram morte, dor, bombas e tiros que caem e saem por todos os lados, pessoas desmembradas, sangue. É o horror da guerra em estado bruto. Rapidamente percebem que foram enganados, mas não tem escolha a não ser lutar. Um dos jovens ainda diz: "Minha mãe me deu um conselho, coma bem por lá", enquanto chora desesperado, segundos antes de uma bomba cair perto e destruir boa parte da trincheira onde eles e outros soldados alemães estão. 

O trabalho de Felix Kammerer, como Paul, realmente é muito bom, ele carrega o filme e é interessante ver como o seu personagem desmonta a cada cena, a cada novo dia, a cada batalha, transformando-se de um jovem sorridente e alegre em um homem sisudo, fechado, completamente abalado pelos horrores da guerra.

Talvez mostrar o lado da desilusão de jovens soldados alemães seja o único ponto realmente novo de Nada de Novo no Front, o resto é mais do mesmo, nada que você já não tenha visto em qualquer outro filme ou série de guerra:
- O Resgate do Soldado Ryan foca em um elenco recheado e bela fotografia...
- Além da Linha Vermelha foca no lado mais filosófico da guerra...
- Apocalipse Now foca no desespero e nas alucinações soldados...
- Perdas e Danos foca na violência causadas aos civis vietnamitas...
Platoon foca no tédio que ocupava a mente dos jovens que estavam numa guerra sem sentido...

Enquanto isso, Nada de Novo no Front não foca em nada específico, sai atirando em tudo, para todos os lados e em nada acerta. 
Definitivamente, não há nada de novo aqui... Veja abaixo o trailer de Nada de Novo no Front:




Nenhum comentário: