O MENU (The Menu / 2022) – O roteiro esteve anos na lista dos roteiros malditos de Hollywood. Não se sabe ao certo porque tocar esse projeto adiante, mas ainda bem que fizeram. O Menu é crítica pura a tanta coisa, sem falar no estilo que chama tanto a atenção.
A historia começa quando 12 pessoas são levadas para uma pequena ilha deserta,
para comer preparos de altíssima culinária no restaurante Hawthorn, comandado
por chef Slowik, interpretado por Ralph Fiennes. Ele é muito
educado, cortêz e fala quase sempre com uma voz muito calma, como se escolhesse tudo o que precisa ser dito, mas no fundo age de forma estranha, como se escondesse algo.
Cada pessoa pagou 1250 dólares, para degustar
7 pratos exclusivos criados pelo chef. O problema é que ninguém está preparado
para o que vai acontecer.
O Menu se passa quase que inteiramente dentro do restaurante
com o chef indo mais à fundo, a cada prato, enquanto um batalhão de cozinheiros
faz os preparos. Todos, como um exército, seguem cegamente os mandou e demandas
do chef Slowik. Basta ele bater uma palma que todos param exatamente o que estão
fazendo para ouví-lo atentamente.
Anya Taylor-Joy está ótima e rivaliza com Fiennes como a grande força de O Menu. As ótimas interpretações da dupla são mesmo um presente que o excelente roteiro proporciona. Em nenhum momento o caldo entorna (olha aí um trocadilho culinário...). John Leguizamo e Nicholas Hoult também estão no elenco.
Talento puro de um realizador britânico chamado Mark Mylod, que produziu episódios de séries como Game of Thrones e Succession. Nos longas metragens, O Menu é a sua quarta participação como diretor e, de longe, o seu maior trabalho.
As surpresas são realmente inesperadas, e escalam aos poucos, sempre nos deixando intrigados com o que pode vir a seguir. Por isso, O Menu passa rapidinho. O clima pesa, é difícil de assistir em alguns momentos, mas vale como um excelente exemplo de um roteiro bem escrito e bem desenvolvido. E as minimalistas interpretações são puro deleite.
Veja abaixo o trailer de O Menu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário