domingo, 13 de abril de 2014

HERÓIS DE RESSACA (2013)

20 anos depois, o propósito desse reencontro

HERÓIS DE RESSACA (The World´s End / 2013) - Edgar Wright e Simon Pegg estão de volta! Todo Mundo Quase Morto, o maior sucesso da dupla que escreve, dirige (Wright) e atua (Pegg), foi lançado em 2004. É sobre como dois amigos perdedores (Pegg ao lado do seu inseparável Nick Frost) lidam com suas vidas após um ataque zumbi que vem dizimando Londres. Se você ainda não viu nem precisa continuar lendo esse post...

Todo Mundo quase Morto de 2004, uma comédia obrigatória

Depois veio Chumbo Grosso, que repetiu o trio Wright-Pegg-Frost, mas sem tanto sucesso. E agora chega Heróis de Ressaca, que parece ser um título idiota mas tem tudo a ver com o propósito do filme e leva o carimbo de Wright e Pegg, uma comédia escrachada, absurda e cheia de referências.

Amigos antes...
... nem tão amigos assim hoje

O filme começa com um flashback de 5 amigos no início dos anos 1990 na pequena cidade de Newton Haven, nas proximidades de Londres, onde estudam. Lá eles criam um mapa, chamado de "Golden Mile" - trata-se de um plano para que em uma noite eles passem por cada um dos 12 pubs locais, é claro, bebendo em cada um desses 12 pubs. O flashback acaba mostrando o motivo de eles não conseguirem completar a Golden Mile - um passa mal de tanto beber depois do quarto pub, outro se perde da turma, e o resto dorme no jardim antes de chegar ao último pub, chamado The World´s End, o título original do longa.

A "Golden Mile" e os 12 pubs

Um corte seco nos leva aos dias de hoje quando o líder da turma, Gary King (Pegg), tenta juntar o grupo para tentar refazer a Golden Mile. Mas uma coisa é fazer a trilha quando se é jovem, nos seus 20 e poucos, outra é fazer depois dos 40. King não cresceu nada, usa as mesmas roupas, dirige o mesmo carro, é imaturo e tem as mesmas manias de antes, enquanto os outros levam as suas vidas, casados com filhos, encaminhados na carreira. Chegam contrariados à Newton Haven, mas dispostos à ajudar King na missão, que parece ser seu único objetivo concreto na vida.

PRÓXIMOS PARÁGRAFOS TEM SPOILERS

Depois do quarto ou quinto pub, onde todos já se entregaram à bebida, geralmente pint ou vodka, obviamente eles ficam ligeiramente bêbados. O filme também se entrega à esta bebedeira e a história dá uma reviravolta inesperada. King está no banheiro e puxa papo com um garoto, de uns 15 anos. O garoto não responde, não tem expressão alguma e King, irritado, puxa uma briga com o jovem. Em certo momento ele arranca a cabeça do menino com um golpe e começa a vazar uma tinta azul do pescoço solto.

Sangue azul?

Pelo barulho os quatro amigos de King entram no banheiro e veem o garoto sem cabeça se contorcer no chão. Logo, entram outros quatro garotos e começa uma briga generalizada entre os oito. Não demoram para perceber que os garotos são na verdade droides ou robôs, bonecos ou o que quer que seja, a certeza é que não são humanos. Saem de lá rapidamente.

Newton Haven dominada por eles

A cidade de Newton Haven se mostra dominada por estes robôs que "substituem" os originais e assumem seus corpos deixando clones em seus lugares. O corpo humano então é descartado e serve de adubo, para o serviço das máquinas, comandada por uma força alienígena. Por mais que o lógico seria recolher as coisas e cair fora dali, eles decidem primeiro completar a Golden Mile. Eles destroem robô a robô, no meio de um pint e outro.

FIM DOS SPOILERS

O notável em cada filme roteirizado, dirigido e atuado por Wright e Pegg é a total falta de certeza dos próximos passos na história, ficamos à deriva e, literalmente, qualquer coisa pode acontecer! Além de boas piadas, muito bem encaixadas, o bem elaborado roteiro de Heróis de Ressaca nos leva à uma crítica no modo como a humanidade se entrega à sua própria digitalização. Hoje tudo depende de celulares, tablets, interfaces, a nossa dependência das máquinas é grande e presente. Não dá para se imaginar que esse seja o desfecho de um filme de comédia, não é mesmo? Mas é por aí que o filme caminha. E muito bem, por sinal.

Atores engraçados, roteiro bem elaborado e um diretor talentoso

É o humor britânico e nonsense, bebido na fonte de Monty Python, que merece respeito e merece ser assistido, ainda mais se você for fã de Todo Mundo Quase Morto. O humor é o mesmo, tem o mesmo ritmo e a dupla Pegg/Frost segue muito afiada. Indispensável.

Tudo é revelado... até o fim do mundo com esses caras fica engraçado!

Destaque para o hilariante uso de Alabama Song (Whiskey Bar) dos Doors, assim como também foi muito bem sucedido o uso de Don´t Stop me Now do Queen em Todo Mundo Quase Morto.
Veja abaixo o trailer de Heróis de Ressaca.


Nenhum comentário: