Nada de voz guia, aqui quem guia as ações são os entrevistados. Além dos obrigatórios Paul e Ringo, Howard ouviu pessoas que possibilitaram as turnês e outras tantas que acompanharam a banda, além de fãs que estavam lá e autores de livros, historiadores ou mesmo pessoas com conhecimento de estúdio. Ele abriu o leque Beatle, ao invés de se focar no mundo das pessoas que os rodeavam.
Apresentações coloridas digitalmente
Seguindo esse intuito ele entrevistou Elvis Costello, que fala como fã, consumidor da música e dos álbuns dos Beatles. É muito interessante notar a importância que John, Paul, George e Ringo tiveram na formação artística de outros tantos, não importa a área de atuação.
Entrevistados ilustres
Sigourney Weaver e Whoppy Goldberg também dão entrevistas, aqui como simples fãs, mortais. A primeira por ter visto os Beatles em um show em Washington - "enrolando os cabelos para o John reparar em mim" - e a segunda por ter sido uma das mais de 56 mil pessoas no Shea Stadium.
Whoopy e sua ida, por acaso, ao Shea
O filme relaciona a importância cultural da banda com fatos importantes em alguns países como por exemplo o assassinato de John F. Kennedy e a segregação racial em alguns estados do sul dos EUA, além do problema com Imelda Marcos nas Filipinas e os protestos no Japão antes do show no Budokan.
Entrando no Shea Stadium para uma das maiores apresentações da carreira
As apresentações são mostradas como nunca, os quatro no palco com pouca edição. Poucas vezes vemos tanto das pessoas e não apenas dos músicos John, Paul, George e Ringo. A alegria e a excitação daqueles jovens no meio daquele turbilhão todo, ao mesmo tempo que se mostram preocupados e até assustados com toda a pressão que recebem, do mundo todo.
A apresentação no Japão - o clima já não era tão amistoso
Em alguns momentos The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years deixa aquele gosto de "já ví isso" e não é à toa. Muito do material ali - principalmente as entrevistas de George - é tirado do Anthology. Howard ainda tentou alguns truques de edição como ampliar a imagem, ou mesmo invertê-las, sem tanto sucesso.
Compondo em quartos de hotel
Mas tudo que entrou é muito substancial. O documentário é enxuto e conta o que precisa ser contado parando no momento exato - no lançamento de Sgt. Peppers. E os créditos finais são ao som - e com imagens, é claro - do Rooftop Concert em 1969, a última apresentação ao vivo dos quatro. Um filme obrigatório para fãs de história da cultura pop, dos Beatles e de boa música.
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