quinta-feira, 31 de outubro de 2024

ANIQUILAÇÃO (2018)



ANIQUILAÇÃO (Annihilation / 2018) – Um filme que representa um vazio gigantesco, com mudanças absurdas e profundas no modo de pensar e ver o mundo. Aquele final que provoca e inquieta, que mais pergunta do que responde. O filme escrito e dirigido por Alex Garland (de Ex-Machina), baseado no livro de Jeff VanderMeer, tem tudo isso e mais, contando com um elenco talentoso e afinado.

Lena (Natalie Portman) vive há 1 ano, de luto. O marido Kane (Oscar Isaac) foi em uma missão militar e não deu notícias. Até que de repente aparece em casa. Mas volta estranho, calado, distante, diferente. Apresenta uma hemorragia interna grave e é internado às pressas. Aniquilação passa então a viajar entre presente e passado para facilitar as motivações e os desafios de Lena, que acaba se voluntariando na missão militar que o marido tentou cumprir e não conseguir. 

Trata-se de uma missão secreta sobre um objeto que entra na órbita da Terra e cai como uma bola de fogo, num farol, na costa oceânica. Forma-se ali um paredão, uma espécie de domo, que aos poucos vai avançando e crescendo. O que há lá dentro? Ninguém sabe. Só se sabe que quem entra não sai. Ou pelo menos, não sai da mesma forma, como Kane.

Lena e outras 4 mulheres encaram a missão. Ela quer saber o que há lá dentro que mudou tanto o marido. O que elas descobrem é que dentro do domo, chamado de O Brilho, nada cresce e evolui como conhecemos. As formas de vida se misturam e influenciam diretamente no desenvolvimento das espécies, mesmo as mais diferentes possíveis. Como plantas que crescem em formatos de seres humanos, um crocodilo que se desenvolve com dentes de tubarão, um cervos que tem chifres de galhos e flores, por aí vai. Esse sentimento de perder o chão do real, confrontar algo fora do comum, assusta. Tira o chão. Cada passo que elas dão dentro do domo surpreende. Qual resposta há por trás de tudo aquilo?

O balé proposto por Garland passa por imagens grotescas, fortes e com toques de terror que pegam de surpresa e assustam. Elementos que fazem de Aniquilação um ótimo suspense, com fortes toques de terror, e que apresenta um desfecho que pede um raciocínio mais profundo do espectador. Por aqui não há nada de resposta fácil e mastigada. 

Veja abaixo o trailer de Aniquilação.



Nenhum comentário: