ACOSSADO (À bout de souffle / 1960) - Todo mundo que gosta de cinema já ouviu falar em Nouvelle Vague. O movimento que dominou o cinema francês a partir da década de 60, influenciou - entre tanta gente - a rica safra da Hollywood dos anos 70 - George Lucas, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Brian De Palma, entre outros. O movimento assumiu o lado contestador e revolucionário da década, quebrando paradigmas e ditando tendências.
Godard e Truffaut, símbolos da Nouvelle Vague
Truffaut e Godard foram os cineastas mais influentes da Nouvelle Vague, que visava basicamente dar aos filmes um caráter documental, deixando-os mais autorais, e com roteiros que abraçavam os personagens do dia a dia. A produção é simples, no formato "roteiro no rascunho e câmera na mão", nada muito além disso. O filme era praticamente todo feito durante a gravação, quase não passava por finalização ou edição posteriores.
Trucagens simples e ideias inovadoras são marca do movimento
Acossado é um dos filmes mais importantes do período, o roteiro é de Truffaut e a direção de Godard. Jean-Paul Belmondo, um dos atores símbolos da Nouvelle Vague, vive o jovem inconsequente Michel Poiccard, que foge de Paris para Marselha em um carro roubado e descobre um revólver no porta-luva. Quando um policial o para na estrada, Michel se assusta e mata o policial. Um eletrizante começo com jump cuts nunca antes visto nas telonas.
Um tiro e uma reviravolta na vida de Michel
Voltando pra Paris ele se encontra com a namorada americana Patricia Franchini, vivida por Jean Seberg, e vão para o hotel onde ela está hospedada. Nesse momento, o filme quebra o ritmo frenético bruscamente. Os dois amantes agora estão no quarto do hotel - numa cena que dura 25 minutos - e discutem sobre os mais diversos temas: planos futuros, gravidez, vida, música, sexo e tudo mais.
A longa cena no quarto do hotel
Quase meia hora depois, o filme retoma o ritmo de fuga. A foto de Michel está nas capas dos jornais e é reconhecido nas ruas. Godard interpreta o homem que reconhece o jovem e avisa a polícia.
Godard faz um aponta como o homem que reconhece Michel
Patricia acaba abordada por policiais e sofre ameaças em troca de fornecer informações do paradeiro de Michel. Ela despista os oficiais e se encontra com Michel, avisa que a perseguição é implacável. Juntos chegam ao estúdio de um amigo de Michel onde planejam se esconder por uns dias. Patricia liga pra polícia e decide entregar o namorado. Ele está cansado da fuga e decide não oferecer resistência.
Patricia corre atrás de Michel
A polícia chega já de arma em punho e ao pegar outro revólver por engano do chão - que havia sido entregue por um amigo - Michel é alvejado e cai no meio da rua, em plena luz do dia.
A cena final com Michel correndo pelas ruas de Paris
O roteiro de Acossado é simples, um busca de gato e rato pelas ruas de Paris. Mas o que fez de Acossado um clássico e um marco da Nouvelle Vague foram as suas inovações - entre elas jump cuts e takes curtos que adiantam a ação. Câmera na mão e um roteiro enxuto são as premissas básicas do Godard e isso causou alguns problemas, principalmente com Seberg. A atriz principal por pouco não abandonou o filme várias vezes e o motivo foi a total falta de noção de que eles estavam filmando - Godard geralmente escrevia as cenas na manhã e filmava à tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário