domingo, 6 de maio de 2012

OS VINGADORES (Or. The Avengers) - Grande aposta da Marvel, sem dúvida o mais ambicioso projeto do estúdio fundado em 1993. Não se trata apenas de 1 filme. Na verdade, Os Vingadores é o resultado de uma história que foi contada em parcelas em Homem de Ferro (2008) e Homem de Ferro II (2010), O Incrível Hulk (2008), Thor (2011) e Capitão América: O Primeiro Vingador (2011).

Em todos eles, Nick Fury, aparece como elo, juntando todos os heróis em torno da S.H.I.E.LD., uma empresa de espionagem secreta, na qual Fury é o responsável. Fury já foi desenhado de várias formas nos quadrinhos, mas para todos os filmes desta "série" da Marvel, ele foi feito à semelhança de Samuel L. Jackson.

A melhor soldado-mulher da S.H.I.E.L.D., a Viúva Negra, é a agente russa Natasha Romanoff, vivida na série por Scarlett Johansson. Ela tem grandes habilidades nas lutas "mano-a-mano" e é apresentada no Homem de Ferro II

Homem de Ferro, aliás é o herói mais próximo de Nick Fury. Em seu filme, Nick tem papel fundamental, explicando desde o primeiro filme do herói, de 2007, o "projeto Avengers". Poucos atores se sentem tão a vontade na pele, ou na armadura, de um super herói quanto Robert Downey Jr. Foi um casamento perfeito e em Vingadores, apesar  de dividir a tela com outros tantos heróis, ele tem os seus momentos. Entre eles, provocar o Dr. Banner para ver a transformação deste em Hulk.

O gigantão verde é tratado com receio por todos desde o começo. Eles sabem que quando o Dr. Bruce Banner, vivido por Mark Ruffalo, se transforma em Hulk, poucos conseguem pará-lo. Ruffalo dá um show como Banner, é melhor que Eric Bana e Edward Norton na pele do gigantão esmeralda.

Nick Fury trata com muito respeito outro herói, esse resgatado do gelo, quando ficou congelado por 70 anos, o Capitão América. Sendo lebrado como o primeiro vingador, já que atuou na segunda guerra, Capitão América atua como o soldado perfeito, quase sempre auxiliando a Viúva Negra nas batalhas em solo. Chris Evans, que já viveu outros heróis como o Tocha Humana do Quarteto Fantástico e Nick Gant no fracasso Heróis, cai bem no papel.

O deus Thor não foi exatamente "convidado" para esta festa. Ele acabou incluído por sua ligação com Loki, seu irmão de criação, que é o grande vilão do filme. Loki age sobre a tutela da raça Chitauri, alienígenas que pretendem dominar a Terra usando o Thesseract, cubo cósmico de enorme poder.

E é justamente para evitar que essa raça alienígena destrua a Terra que a S.H.I.E.L.D. convoca todos esses heróis.

Esse é o grande acerto dos Vingadores. Ver todos esses heróis juntos, brigando entre si ou contra outros, lidando com seus problemas e seus super-egos, é o grande atrativo da trama. Aliás, bela trama. É difícil encontrar furos no roteiro do diretor Joss Whedon, que tem grande formação em sitcoms. Talvez daí vem a veia cômica do filme. Cada personagem tem o seu momento e a sua mitologia respeitada. O filme diverte, entretém. Dá vontade de ver de novo e de novo.

De críticas cabem apenas algumas opiniões pessoais com relação aos heróis. O Capitão América é muito sem graça, seu filme solo até que é bom, mas em Vingadores, no meio de tantos outros heróis, ele fica pra trás. A Viúva Negra tem um potencial incrível, mas acho que ela é sub-aproveitada na trama, poderia ter um espaço maior, assim como o tem no Homem de Ferro II. E o Gavião também fica um pouco deslocado, mas talvez ele não mereça espaço maior mesmo.

De qualquer forma, assista na maior tela possível! Só não veja em 3D, é mais caro e não faz diferença alguma. Assisti das duas formas, sei do que estou falando. E fique até o final dos créditos, tem uma cena extra que dá o gancho para a continuação... E atenção! NÃO É O HELLBOY!

Nenhum comentário: