sábado, 12 de janeiro de 2013

WOODY ALLEN: A DOCUMENTARY - Uma sessão disputada essa na Rua Augusta. Também pudera, um documentário sobre um dos mais produtivos e criativos cineastas de todos os tempos, afinal os seus aguardados filmes acabaram virando um evento anual, desde 1966 ele continua nessa mesma sequência lançando um filme a cada 1 ano e meio. Ele não apenas dirige e escreve muito bem, mas atua em boa parte dos seus filmes também! Quase sempre como um personagem com um tipo neurótico, bastante articulado e cheio de referências e tiradas sarcásticas e inteligentes. Com vocês a história de Woody Allen.

Woody em ação
Um ícone. Talvez seja a melhor forma de definir Woody. Robert Weide dirige e produz este documentário que passeia de forma linear por toda a carreira do diretor nova iorquino. A condução é coberta com fotos e cenas de bastidores, principalmente do início da carreira de Woody, quando ainda ele tentava algo como escritor de contos e pequenas piadas em jornais.

No começo da carreira lutando com um canguru
Várias personalidades da sua vida como Charles J. Hoffe, Diane Keaton (menos Mia Farrow por razões óbvias)  e tantos outros dão o seu testemunho, inclusive o próprio Woody, que revela, como já havia descrito em outras entrevistas, a "gaveta das ideias". Explico, Woody se diz uma pessoa com dificuldade de criar histórias longas e complexas logo de cara. Então, ele imagina fatos ou pessoas, ou se baseia em fatos e pessoas do seu cotidiano, anota em algum papelzinho qualquer e joga na gaveta. No momento de escrever um roteiro ele abre a gaveta e vai pinçando papeizinhos até achar seus personagens ou fatos que melhor se encaixam na história que ele desenvolve.

Ao fundo a máquina de escrever ainda usada por Woody
Passear pelas ruas de Nova York acompanhando os passos de Woody talve seja o melhor do raso documentário, afinal pouco se viu tão de perto de Woody Allen durante toda a sua vida. A questão do caso de Woody com a filha adotiva de Mia também é abordado no filme, e eles deixam claro que a atriz não quis falar sobre o assunto. Woody também não se nega, mas fala apenas em que aquela sua escolha lhe afetou na vida pessoal e profissional.

Na infância
O documentário de Robert Weide é essencial para fãs, se vê um Woody mais de perto com seus tiques, suas manias e suas histórias. Além de acompanhar também os bastidores das gravações de Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, como a relação de Woody com Josh Brolin e Scarlett Johansson.

Dirigindo Scarlett
A carreira de Woody é para ser festejada, ao contrário do documentário que parece não se aprofundar em alguns momentos, parece um release de imprensa em alguns momentos. Mas vale a pena para conhecer um pouco mais de perto Woody Allen


Nenhum comentário: