domingo, 24 de maio de 2015

APENAS O FIM (2008)

Fica ou vai?

APENAS O FIM (2008) - Pura nostalgia. É assim que eu vejo o primeiro longa dirigido por Matheus Souza, na época com 20 anos. A enxuta história se passa dentro da PUC do Rio de Janeiro. Lá, a namorada diz ao namorado que está cansada de tudo e vai embora, não diz pra onde. Só informa que vai partir em 1 hora e é esse o tempo que eles tem juntos antes da partida. Nesse período, pouco maior que a duração total do filme que é de 1 hora e 20 minutos, o namorado tenta convencer a namorada a ficar, enquanto ela reluta e se mostra firme na decisão.

Ótimos diálogos e um casal afinado

É isso. Nem mais nem menos. E nem precisa. Diálogos precisos e improvisações acertadas do casal protagonista, juntamente com a criatividade de Matheus, que bola planos, trucagens, travelings, e flashbacks que mantém a trama atraente do começo ao final. Tarefa difícil, mas realizada com sucesso por Matheus e equipe.

Flashbacks sempre em PB

A namorada é vivida por Érika Mader (seu personagem não tem nome), uma garota ambiciosa, que quer algo mais da vida, de tudo. Ela claramente, ama seu namorado, esse não é o problema. Isso fica claro no ciúme que ela sente quando o namorado é abordado por outras mulheres.

Desconforto
Gregório Duvivier é o namorado, ainda longe da fama do Porta dos Fundos, mas já mostrando uma facilidade enorme com as palavras e as improvisações.

O flagra durante as gravações

Os flashbacks, curtos e precisos, funcionam como respiro pros diálogos, além de nos fazer conhecer melhor o passado feliz do casal. Cheio de referências que vão desde Vovó Mafalda até He-Man, passando por Star Wars e Godard. Um filme delicioso de assistir, que emociona, de verdade (E digo isso de uma forma muito particular, porque me faz lembrar dos anos de faculdade e da minha namorada, que comecei a namorar na faculdade também. Mas é bom registrar - levamos melhor sorte que o casal do filme, estamos juntos até hoje).
Veja abaixo o trailer de Apenas o Fim.

   

Nenhum comentário: