quinta-feira, 30 de julho de 2015

A HORA DO PESADELO (1984)

Freddy, sempre nas sombras e na escuridão

A HORA DO PESADELO (A Nightmare on Elm Street / 1984) - Pode não ser mais o mesmo, pode ter perdido a força, ter feito coisas relevantes no passado e hoje já não mais... enfim, as opiniões variam, mas uma coisa não se questiona... Wes Craven é um gênio. Ele revitalizou o gênero do terror adolescente com a saga Pânico de 1996 e já tinha feito isso em 1984 com A Hora do Pesadelo, onde deu vida à um dos ícones mais conhecidos dos filmes de terror - Freddy Krueger.

Ele aparece pouco no filme

Craven, que também dirigiu Aniversário Macabro e Quadrilha de Sádicos entre outros, se baseou em histórias reais de pessoais numa aldeia no Camboja que morriam após pesadelos turbulentos. A causa é desconhecida, mas ganhou um nome - SUDS (Sudden Unexpected Death Syndrome, algo como Síndrome da Morte Inesperada).

Durante os sonhos, tudo pode acontecer

Krueger é um assassino de crianças (no roteiro original era um molestador de crianças, mas Craven decidiu mudar na última hora) que acabou sendo solto, os pais das vítimas resolveram fazer justiça - prenderam Freddy e botaram fogo nele. Agora, Freddy quer vingança e surge nos "sonhos" das vítimas. Naquele terreno tudo pode acontecer, se a vítima morre no sonho, morre também na vida real.

Efeitos simples, mas que assustam

Johnny Depp faz aqui a sua primeira aparição em filmes e morre na cama, sendo engolida por ela, numa das cenas mais conhecidas. O sangue jorra pelo teto - Craven diz ter se inspirado na cena do elevador de O Iluminado, de Stanley Kubrick de 1980.

Johnny Depp pouco antes de ser "comido" pela cama
A cena do banho de sangue na cama de Depp...

...inspirada na clássica cena do elevador de O Iluminado

Um dos acertos do filme de Craven - e são muitos - é justamente manter Freddy sempre escondido, ele pouco aparece no filme, é sempre no fundo, nas sombras, às vezes revela um olho, corta um pedaço do próprio corpo ou se vê a garra em detalhes, ele nunca aparece completamente. Aliás durante os noventa minutos de filme, Freddy Krueger aparece apenas 7 minutos.

Terror em cenas por vezes, grotescas

Craven criou Freddy como um personagem-mudo, como fora Jason e Michael Meyers, respectivamente dos filmes Sexta Feira 13, de 1980 e Halloween, de 1978. Mas ele mudou de ideia. Acrescentou algumas falas e depois uma risada macabra ao personagem, principalmente para aumentar a dramaticidade nas cenas de perseguição. Além de terror o quesito "grotesco" também aumentou, Freddy é um personagem bizarro.

Famosa cena da banheira

A luva do primeiro filme foi usada também na sequência, A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy de 1985, mas depois se perdeu para as demais sequências e nunca mais foi vista. Foi roubada. Quem a roubou não deve dormir com a cabeça tranquila. Mais dia, menos dias... quem sabe... em um pesadelo, o proprietário pode aparecer para reaver o item de volta.
Veja abaixo o trailer de A Hora do Pesadelo.
   


Nenhum comentário: