sexta-feira, 4 de novembro de 2016

BRAVURA INDÔMITA (2010)

Amadurecendo à força e na bala

BRAVURA INDÔMITA (True Grit / 2010) - Todo filme assinado pelos Irmãos Cohen dá o que falar. Ou quase sempre. Para seu décimo sétimo trabalho juntos, os irmãos Ethan e Joel decidem por continuar no tema faroeste, que já haviam abordado em 2007 com Onde os Fracos Não Tem Vez. Mudando pouco do roteiro original que virou filme em 1969, eles entregam o remake de Bravura Indômita. Recebem 10 indicações ao Oscar, mas não leva nenhum, é um dos filmes com o maior número de indicações ao prêmio e sair sem levar nada! Esse recorde negativo, digamos assim, pertence à Momento de Decisão de 1977 e A Cor Púrpura de 1985, que receberam 11 indicações ao Oscar e saíram de mãos abanando.

Os Irmãos Cohen no set de Bravura Indômita

Bravura Indômita pode facilmente ser dividido ao meio. A primeira parte conta a batalha da jovem Mattie Ross (vivida pela impressionante Hailee Steinfeld, de 13 anos, que teve que ser interpretada por uma dublê nas cenas noturnas porque o sindicato não permite que menor de idade trabalhe em horários avançados) para se vingar de Tom Chaney, o assassino de seu pai.

Hailee Steinfeld - a primeira parte do filme é toda dela

Ela perturba uma cidade inteira, enfrenta todo o preconceito existente naquele período da história por ser criança e mulher. Finalmente encontra Rooster Cogburn (o correto Jeff Bridges) e La Boeuf (Matt Damon) que iniciam a caçada atrás de Channey. Só não esperavam que a jovem contratante fosse juntos com eles, meio que para se certificar que o serviço seja bem feito.

Bridges e Damon ao fundo

Aí começa a segunda parte com o improvável trio andando por todo meio oeste norte americano, enfrentando nevasca, noites congelantes e calores escaldantes, além dos perigos naturais daquelas regiões abandonadas.

A jornada

A partir desse ponto, a pequena Mattie se torna coadjuvante e abre espaço pros adultos mostrarem que faroeste é com eles. Tom Channey, vivido por um sempre bom Josh Brolin, é encontrado pela pequena em um momento relaxado com seu bando. Tiros para todos os lados, a menina consegue a sua vingança e na matança toda acaba perdendo um braço, depois de ser mordida por uma cobra.

Josh Brolin como o vilão Tom Channey

Anos e anos depois Mattie Ross (vivida por uma atriz que realmente não tem o braço esquerdo) retorna ao local para agradecer Cogburn, quando descobre que ele morrera poucos dias atrás. O grande reencontro é frustrado. E o filme acaba com este gosto amargo.

Muitos anos depois Mattie Ross volta para agradecer Cogburn

A competência dos irmãos Cohen é provada mais uma vez, eles conseguem flutuar sobre qualquer gênero - comédia, suspense e faroeste - sempre com qualidade. Goste ou não goste deste remake deles. Goste ou não goste de faroeste. É um filme correto acima de tudo. Boas atuações, mas nada espetacular. Fez barulho, como boa parte dos filmes dos irmãos Cohen, mas desta vez não ecoou.
Veja abaixo o trailer de Bravura Indômita.


Nenhum comentário: