sexta-feira, 13 de abril de 2018

TERRA DE NINGUÉM (1974)

Amor acima de tudo

TERRA DE NINGUÉM (Badlands / 1974) - A estreia. Em todos os sentidos. Terrence Malick escreveu, produziu, dirigiu e atuou em Terra de Ninguém pela primeira vez. Ele tinha 30 anos de idade e já mostrava ali algumas marcas que levaria pra sempre - o questionamento sobre o estado das coisas, os momentos filosóficos de repensar a própria existência e importância no mundo.

Malick não só dirige como tem um papel relevante no filme

A ideia para o roteiro de Terra de Ninguém Malick tirou da vida real - a história é baseada na vida e morte de Charles Steakweather que matava sem critério apelas pelo próprio prazer. Entre o final de 1958 e o comecinho de 1959 ele matou 11 pessoas que cruzaram o seu caminho, inclusive toda a família da namorada, que continuou ao lado dele mesmo depois da matança. Steakweather foi condenado à cadeira elétrica aos 20 anos e baseou, além de Terra de Ninguém, o rapaz do casal protagonista de Assassinos por Natureza.

Kit

Kit (o estreante na telona Martin Sheen, que faria no final daquela década Apocalipse Now), trabalha como lixeiro em uma cidade perdida no meio-oeste dos Estados Unidos. Acaba sendo demitido pelo seu jeitão largado e despreocupado demais. Lembra James Dean. E é isso que chama atenção de Holly (a também estreante Sissy Spacek, que estrelaria pouco tempo depois Carrie - A Estranha) que se interessa pouco a pouco pelo rapaz.

A solitária Holly

O casal começa a se conhecer melhor - ele boca dura, decidido do que quer e ela, menina ainda, tipicamente interiorana, simples e que acaba realizando tudo o que Kit quer. O que irrita o pai da moça. Mas isso não é problema para Kit, que quando vai confrontar o velho depois que ele impediu os dois de se verem, o jovem simplesmente saca uma arma e dispara contra o pai da namorada, que cai morto no chão. Ele bota fogo na casa e foge com Holly, que aceita tudo com estranha passividade.

Em chamas a velha vida fica pra trás

Sem destino certo, o casal pega a estrada e no caminho mata qualquer um que atrapalhe a jornada, sem dó. Holly assiste enquanto Kit executa. Ela não parece entender em nenhum momento tudo o que aquilo representa. Ao todo são cerca de 10 mortes até que a polícia finalmente consegue colocar as mãos no casal.

Matar... uma banalidade pro casal

Durante a jornada de Terra de Ninguém a narração que se ouve é de Holly, o tempo todo, como se tivesse nos contando a história. Tudo no tempo passado, como uma vaga lembrança dela. E ali nada de julgamento sobre as atitudes frias e impiedosas do namorado. Chocam a destreza e a frieza de Kit, que acaba condenado à cadeira elétrica, assim como Steakweather foi na vida real.

O refúgio antes da captura

Uma estreia consistente de Terrence Malick, que fez uma ponta no filme. E em alguns momentos temos aqui aquelas discussões existenciais que Malick tanto gosta como fez em trechos de Além da Linha Vermelha e durante todo o Árvore da Vida.

Vidas violentas e questões existencialistas

Veja abaixo o trailer de Terra de Ninguém.

Nenhum comentário: