quinta-feira, 12 de abril de 2007


TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE - filme de 1976, vencedor de 4 Oscar, com Dustin Hoffman e Robert Redford, dirigido por Alan Pakula.

A história é a seguinte: dois repórteres de um famoso jornal de Washington descobrem em uma tentativa de roubo ao hotel Watergate, em 1972, um desvio de milhões de dólares para uso na caixa de campanha de reeleição do presidente Nixon.

É um filme cru, Pakula não se utiliza de perfumarias (como diria Coutinho) para compor o filme, como uma trilha sonora ou planos escapistas para aliviar oclima ou coisa parecida. É honesto, simples e genuíno. Em suas 2 horas e 15 não há aqueles momentos de escape, onde os protagonistas tomam um drinque ou encontram com suas famílias ou vão a uma festa, por exemplo. Aqui não, do começo ao fim são agregados fatos e mais fatos à história, que só contribui para o desfecho franco da trama.

Aluguei este filme porque sou grande fã do Hoffman, principalmente em seus filmes da década de 60/70, mas aqui ele não está em sua melhor forma e não rouba a cena, como lhe é grande característico. Talvez porque o principal deste filme seja realmente a história, tão real para o momento quando foi lançado (imaginem hoje um filme sobre o mensalão... é mais ou menos parecido..).

Outra coisa curiosa de se notar é o ambiente da redação do jornal... cheio de pápéis e livros e telefones e máquinas de escrever e tal... sem computador parece que fica um lugar tão vazio, parece que falta alguma coisa, não dá pra entender como os caras conseguiam trabalhar daquele jeito...

Vale a pena conferir, um filme sério e fiel. verdadeiro.

Um comentário:

stranger e tal disse...

difícil comentar o q eu não assisti... eu até vi, mas tem muito tempo... sorry