segunda-feira, 31 de março de 2008

O ORFANATO - Sabe quando você assiste um filme cheio de clichês, cheio de coisas que você já tinha visto antes, mas mesmo assim se surpreende? Pois é, esta foi minha sensação ao sair do cinema depois de O Orfanato. Pegamos a sessão da 0h que tinha bem umas 15 pessoas, foi o meu primeiro filme de terror no cinema e saí simplesmente aterrorizado!!
A questão do "sentir medo" é algo muito pessoal, de repente a pessoa assisti clássicos como O Iluminado e não vê graça nenhuma e outras não conseguem assistir duas vezes devido a coisas horríveis que o filme remete. No caso, este filme do espanhol Juan Antonio Bayona, me deixou estremamente abalado simplesmente por envolver coisas que me incomodam bastante como espíritos, casarões antigos, escuridão, e crianças (fantasmas é claro). Realmente fiquei muito agoniado, mas não o tempo todo. No começo os clichês dominam boa parte do filme (a influência de Kubrick é claríssima), mas conforme a história passa e toma rumo próprio a situação fica bem... er.. nebulosa, digamos.
A mulher agora crescida volta ao casarão, onde antes funcionava o orfanato onde vivia e coisas estranhas começam a acontecer com seu filho. O filme conta com participações especiais de Geraldine Chaplin (filha dele) e Edgar Vivar, o eterno Sr. Barriga do Chavez.
Um filme de horror das antigas, com sustos garantidos. Eu não assisto de novo, mas recomendo.

Nenhum comentário: