quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

VOCÊ NÃO CONHECE JACK (Or. YOU DON´T KNOW JACK) - "Todo o filme com Al Pacino vale a pena", é meu lema com cinema. E alguém é capaz de dizer que estou errado? Por pior que seja história, ele salva nem que seja com uma cena - como em Contato de Risco. No curriculo O Poderoso Chefão, Serpico, Um Dia de Cão, Perfume de Mulher, Advogado do Diabo, Um Domingo Qualquer e tantos outros.


Você Não Conhece Jack é um filme menor, da HBO, mas cumpre o seu papel e deixa uma pulga atrás da orelha. Trata-se da história real de Jack Kevorkian, o Dr. Morte, que desde 1990 realizou mais de 130 suicídios assistidos e causou muita polêmica com sua técnica de "ajudar seus pacientes a morrer". Kevorkian criou um aparelho que, através do controle do próprio paciente, libera um gás tóxico que põe pra dormir e na sequência libera outro que paralisa o coração da pessoa até a sua morte. Por conta disso, centenas de pacientes com doenças terminais entraram em contato com Kevorkian para utilizar a técnica, totalmente indolor.
Uma discussão foi aberta à época questionando se a postura do médico era acertada ou não. Ele - na foto abaixo do lado direito - proporcionava a morte, mas apenas àqueles que realmente não tinham como melhorar a sua condição de vida, trazendo sofrimento à ele e sua família.
É uma questão muito polêmica e de solução difícil, que o filme traz com muita força. Apesar do tema difícil e pesado, o filme apresenta uma certa levesa, muito por conta da personalidade do próprio Kevorkian, que sempre lidou com a situação de forma muito tranquila. Assista e reflita.

Nenhum comentário: