quarta-feira, 17 de julho de 2013

TRUQUE DE MESTRE (2013)



TRUQUE DE MESTRE (Now You See Me / 2013) - É inegável que o francês Louis Leterrier tem um gosto profundo pelo formato, gosta de trucagens ágeis, montagens agressivas e (porque não) estilosas, até certo ponto. Afinal de contas um diretor que sentou na cadeira em projetos como Cão de Briga (do brigador Jet Li), Carga Explosiva II (do não menos brigador Jason Statham) e O Incrível Hulk ("salvando" um personagem que havia sido destroçado por Ang Lee no filme anterior Hulk, de 2003) parecia o homem certo para comandar a história de 4 estilosos mágicos/ilusionistas justiceiros.

Laterrier comanda Freeman

Bebendo um pouco também na saga de Danny Ocean (da saga Onze Homens), Truque de Mestre aposta em um elenco jovem, afinado e que se apresenta sempre de forma glamorosa atraindo multidões a cada show. Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Dave Franco e Isla Fischer são os Quatro Cavaleiros, uma trupe que faz shows de mágica em Las Vegas e passa a chamar atenção da polícia já em sua primeira apresentação. Nela um cara da plateia sobe ao palco e em questão de segundos (como num passe de mágica) acaba sendo teletransportado para o cofre do seu banco em Paris. A pedido dos mágicos ele rouba todo o conteúdo que acaba sendo jogado sobre a plateia em uma chuva de euros.

Os quatro "heróis"

Um casal de policiais, vividos por Mark Ruffalo e Melanie Laurent (a eterna Shosanna de Bastardos Inglórios) são deslocados para investigar o suposto roubo. Acabam chegando em um especialista em truques de mágica vivido por Morgan Freeman, que mostra aos policiais como o tal roubo de euros direto do cofre do banco francês foi feito. O seu antagonista passa a ser o personagem de Michael Caine, que vive o bilionário patrocinador dos shows da trupe. Paralelo à este duelo (que coloca Caine e Freeman atuando juntos pela quarta vez; as outras três aconteceram na trilogia do Batman), os quatro mágicos fazem de bobo todos os policiais à sua caça (como V faz em V de Vingança).

Ruffalo e Laurent, a dupla comandando as investigações

No show seguinte, eles "aparentemente" desviam centenas de milhares de dólares da conta bancária do personagem de Michael Caine para a conta de cada pessoa na plateia, passando então a "atuar" de forma independente, ao mesmo passo em que continuam a escapar das garras da polícia. Uma das sequências mais eletrizantes de Truque de Mestre se dá na perseguição ao personagem de Dave Franco (irmão de James Franco), que mesmo acurralado em um pequeno apartamento e cercado por dois policiais, ele consegue se desvencilhar usando um blazer e a gravata presos em um triturador de alimentos, uma cortina e um alçapão de dispensa de lixo.

Frente à frente - Freeman e Caine


OS PRÓXIMOS PARÁGRAFOS CONTÉM SPOILERS

A caçada aos mágicos ganha proporções enormes à medida que a polícia aumenta o cerco. Como os truques dos Quatro Cavaleiros começam a ficar mais perigosos e teoricamente contra a lei por envolver dinheiro, eles passam a desconfiar que tem alguém infiltrado na polícia que de certa forma ajuda os mágicos a não serem capturados. Em uma reviravolta nada surpreendente (é bom que se diga) o personagem Mark Rufallo se mostra ser o tal rato que pretendia além de tudo, resgatar a memória (!) de um parente seu (!), também mágico, que acabara morto décadas atrás. Uma furada.

Freeman ajuda os policiais

No começo do filme enquanto os 4 mágicos se apresentam separadamente, um homem encapuzado se mostra no canto. No surpreendente (?) final, Ruffalo é mostrado como sendo o tal homem. Falta de inspiração que tentou premiar o final de Truque de Mestre com um reviravolta à lá Shyamalan, mas que não funcionou. O personagem de Ruffalo não apresenta em nenhum momento aquela dúvida sobre sua real identidade e o que poderia se mostrar surpreendente acabou ficando incompreensível. Não colou. O personagem de Laurent tem essa característica, não ficaria tão estranho se o roteiro a colocasse como "agente duplo" ao invés de Rufallo.

Os policiais "perdidos" na busca final

Ainda voltando ao início da trama - o personagem de Jesse Eisenberg faz um jogo de cartas onde pede à sua "vítima" que escolha uma das cartas sem dizer a ele qual é. No final do truque um prédio todo é iluminado mostrando a carta escolhida. Não fique surpreso se você escolher a 7 de ouros. Essa cena foi editada a fazer com que o público, inconscientemente, escolhesse essa carta. Aí não há mágica nenhuma, ok?

Escolha uma carta

FIM DOS SPOILERS

Truque de Mestre é um filme-pipoca, passável, mas que poderia ser muito melhor, se não apostasse apenas na força de uma edição descolada, tendenciosa a fazer dos quatro mágicos como se fossem quatro super heróis. Mas tenho que dizer que a escolha dos atores é muito bem feita. Chegaram a pretender Jim Carrey, Sacha Baron Cohen, Colin Firth e Hugh Grant como o quadro que viveria os Quatro Cavaleiros, mas a escolha de jovens atores foi muito acertada, esta aí uma das forças do filme.

Rostos jovens e outros não, conhecidos e outros não - um acerto

Veja abaixo o trailer de Truque de Mestre:

  

Nenhum comentário: