quinta-feira, 4 de julho de 2013

O INQUILINO


O INQUILINO (Le Locataire / 1976) - No ano do lançamento de O Inquilino, em 1976, pouco mais de 7 anos haviam se passado da grande tragédia da vida de Roman Polanski, o assassinato da sua esposa grávida de 8 meses, Sharon Tate, e mais 3 amigos na sua casa por membros da seita de Charles Manson. Tendo dirigido 5 longas até a tragédia - A Faca na Água, Repulsa ao Sexo, Armadilha do Destino, A Dança dos Vampiros e O Bebê de Rosemary - poderia se imaginar que dali para frente o diretor tiraria o pé do acelerador e se entregaria a obras mais leves o que não se comprovou. Polanski não quis assim.


Polanski dirigindo e atuando em O Inquilino
Voltou a dirigir três anos depois uma adaptação de Macbeth de Shakespeare, depois Quê?, Chinatown, até chegar a este O Inquilino, que para muitos fecha uma trilogia de pequenas histórias de terror vividas dentro de apartamentos, que ele havia iniciado com Repulsa ao Sexo e O Bebê de Rosemary.

É melhor não investigar muito esse apartamento
 
Em O Inquilino Polanski escolheu ele mesmo como personagem principal de um thriller assustador. Ele faz o papel de Trelkovski, um descendente polonês à procura de um lugar para ficar em Paris. Chega a um apartamento caindo aos pedaços onde a pouco vagou devido à tentativa de suicídio da antiga locatária. Simone Choule está internada e completamente enfaixada em quase estado de mumificação depois de se jogar da janela.

Simone após o "acidente"
 
Trelkovski aluga o tal apartamento e toca a sua vida modesta. Ele passa a se sentir incomodado pelos vizinhos e o síndico que a todo o momento lhe chamam atenção cobrando-o por fazer barulho demais, assim como faziam com Simone quando lá ela morava. O pacato Trelkolvski passa a frequentar um restaurante e sem perceber passa a tomar chocolate quente e a fumar Marlboro, do jeito que Simone fazia, deixando de lado o seu café e sua marca de cigarros favorita.

O pacato Trelkovski falando com a zeladora
 
Obcecado pela janela onde Simone havia tentado o suicídio, Trelkovski passa a observá-la o tempo todo e percebe que dá para ver uma outra janela onde os demais condôminos aparecem por lá e ficam a observar o apartamento de Trelkovski fixamente... assustadoramente.

Os vizinhos fitando-o sem explicação
 
Ao vasculhar o apartamento, Trelkovski acha um buraco na parede coberto com algodão e dentro dele um dente humano. As visões cada vez piores e mais esquizofrênicas levam Trelkovski ao cúmulo do delírio. Ele não vê outra saída senão se vestir de mulher, usando as roupas da Simone e se jogar também da janela.

A visão da janela...

 
...e o desfecho
 
Os seus vizinhos aparecem para ajudá-lo, mas Trelkovski os vê como assassinos, como culpados por fazerem-no se "transformar" em Simone. Os demais moradores, assim como o síndico e a faxineira, todos são mais velhos. No lugar de bons velhinhos, Trelkovski vê apenas grotescas figuras, um recurso usado também no filme A Comunidade, de Álex de la Iglesia, de 2000.

Os idosos vizinhos que causam terror em Trelkovski
 
A história claustrofóbica em um ambiente assustador e ao mesmo tempo familiar fazem parte do mundo de Polanski, que se sente muito a vontade para contar a história desses personagens. O Inquilino é muito eficiente neste quesito, poucos filmes passam tanto o terror e o suspense com tão poucos efeitos. Mais um exercício glorioso na irregular carreira do brilhante Roman Polanski.   
Veja abaixo o trailer de O Inquilino:

Nenhum comentário: