quinta-feira, 21 de novembro de 2013

TIROS NA BROADWAY (1994)

John Cusack encara o alter-ego de Woody Allen

TIROS NA BROADWAY (Bullets Over Broadway / 1994 ) - São muitos "Woody Allen" diferentes. A cada década parece surgir uma nova personalidade para Woody. Nos anos 60 o início na comédia pastelão, nos anos 70 os filmes premiados, os roteiros mais festejados, seu grande auge, nos anos 80 um Woody mais introspectivo voltado à alguns dramas marcantes bebendo muito em Ingmar Bergman, nos anos 90 a volta às comédias mais leves mas sem o tom pastelão de antes e a partir dos anos 2000 alguns filmes-homenagens às suas inspirações, musas e cidades favoritas.

Cheech, o gênio por trás do capanga

Em 1994 ele lançou Tiros na Broadway, um dos seus filmes mais festejados pelo Oscar - foram 7 indicações (entre elas melhor roteiro e direção para Woody) e 1 estatueta pela atuação magnífica de Dianne Wiest. A comédia se passa nos anos 20 e gira em torno de David (John Cusack) um autor de textos de teatro que já teve duas peças produzidas sem nenhum sucesso de crítica ou público. Para seu terceiro texto, o próprio David assume a direção da peça e começa a buscar seu elenco para a peça.

Helen Sinclair, diva do teatro

Paralelo à isso, tem a história de Valenti um gângster que muda o destino de seus adversários sem a menor cerimônia, à base de tiros. Ele namora Olive (Jennifer Tilly), uma dançarina que tem o sonho de se torna atriz da Broadway. Valenti não mede esforços para fazer da sua namorada protagonista da peça de David.

O gângster Valenti e sua namorada

David, o alter ego de Allen, é neurótico, ansioso e passa mal a cada intromissão dos gângsters na produção da sua peça. Durante os ensaios Cheech (Chazz Palminteri), capanga de Valenti, é deslocado para acompanhar a namorada do chefe.

Olive toma "aulas" de atuação com Cheech

Dianne Wiest vive Helen Sinclair, uma diva do teatro que aos poucos ganha se espaço no coração de David e interpreta perfeitamente o papel de atriz-diva, com suas inseguranças, seus desejos e arroubos de estrelismo. "Don´t Speak", que ela sempre fala ao colocar as mãos nas boca de David se tornaram sua marca. Tão boa atuação lhe rendeu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor atriz.

Dianne Wiest em interpretação premiada

Junto com Wiest, o "desconhecido" Chazz Palminteri, também é dono do filme. Sua interpretação do capanga Cheech é espetacular. Com o passar do filme, Cheech passa a dar dicas a David sobre o andamento da sua peça, opina na história e no texto. David que se mostra irritado a princípio passa a acatar as ideias de Cheech, chega a dar o texto na mão do capanga para que ele o reescreva. O capanga se mostra um gênio!

David e Cheech, o capanga-gênio
David passa então a conviver com inúmeras culpas - culpa ao ser comparado com os maiores dramaturgos da história, culpa também por ter um capanga reescrevendo sua peça inteira, culpa pela namorada já que acaba se apaixonando por Sinclair. Enfim, em um filme de Woody Allen seu alter ego não pode acabar de outro jeito senão inundado em culpa e neuroses. É o grande charme dos seus filmes. Seria melhor se ele tivesse atuado, claro, honra que fica para o "ok" John Cusack.
Veja abaixo o trailer de Tiros na Broadway


Nenhum comentário: