segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FOO FIGHTERS: BACK AND FORTH (2011)

Uma banda madura

FOO FIGHTERS: BACK AND FORTH (2011) - Um documentário musical para fãs da banda de Seatlle. James Moll é um especialista no gênero e abraçou a direção do longa que pretende contar desde a formação até o último disco lançado Wasting Light, de 2011.

Energia no palco

Cada integrante da banda de ontem e de hoje tem seu espaço. Obviamente Dave Grohl tem o maior espaço já que é o líder e o letrista. O filme começa mostrando fotos dos integrantes ainda jovens e com trechos curtos das músicas que marcaram a vida deles - de Queen até uma série de bandas do underground punk.

Fazendo "Wasting Light"

O Nirvana e a morte de Kurt, o período de recolhimento de Grohl e ideia da formação dos FF, os músicos que passaram pela banda, os que deram certo e os que não, disco a disco histórias ricas de um período vivido por aqueles músicos. É interessante observar como no começo o que valia era o processo de se fazer música, cada vez melhor, um álbum cada vez melhor. E com o tempo esse processo ficou mais "relaxado", as famílias se juntando para fazer música e os álbuns, e o resultado claro de todo esse processo.

FF na estrada

O documentário não tem a "voz condutora", ele é conduzido somente pelas entrevistas e assim se torna mais fácil de se entrar na história. Mas é bom que se alerte - é preciso ser fã para gostar do filme, ou é claro ter a mente muito aberta. Um ótimo filme sobre o processo de criação e amadurecimento de uma das bandas mais famosas atualmente liderada pelo cara intitulado "o mais legal do mundo do rock". 

O cara mais legal do rock

O melhor fica para o final. A família de todos os integrantes se encontram num final de semana na casa de Dave Grohl para gravar o "Wasting Light". E entre churrasco, mergulhos na piscina e brincadeiras com os filhos o álbum foi gravado. Convidados inesperados foram aparecendo no estúdio da casa de Grohl abrilhantando ainda mais o final de um bom documentário de uma ótima banda.

O show em Wembley

É impossível não se fazer uma conexão entre este Back and Forth de 2011 e o Soundcity de 2013, documentário sobre o legendário estúdio de mesmo nome, filme este dirigido pelo próprio Dave Grohl. O Dave se sai muito melhor como personagem de um documentário do que como documentarista, o lugar dele é fazendo música.
Veja abaixo o trailer de Foo Fighters: Back and Forth.

Nenhum comentário: