segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

TODOS DIZEM EU TE AMO (1996)

O amor está no ar

TODOS DIZEM EU TE AMO (Everyone Says I Love You / 1996) - Não adianta. Já tentei de várias formas e não dá certo. Musical não funciona para mim. Não faz minha cabeça. Nem que seja com a genialidade de um Woody Allen. Pelo visto nem o próprio Allen gostou muito da experiência, é o único filme do gênero em sua carreira de quase 50 anos e mais de 45 filmes.

Allen dirigindo Norton e Barrymore

O filme não é ruim, não me entenda mal, mas é que as partes cantadas atrapalham o andamento da trama (assim como em qualquer musical), fazendo do destaque de Todos dizem Eu Te Amo as partes não-cantadas, preferivelmente as partes que tem Woody atuando.

Ex-marido e ex-esposa, se dando bem ao lado do atual marido

Mas é fácil de entender a opção do cineasta por fazer desse seu roteiro um musical. Na metade dos anos 90, Woody vinha de uma sequência de comédias leves, tinha abandonado o estilo pastelão do começo de carreira e sombrio que adotou alguns anos depois. Para um filme que tem o amor como seu personagem principal e se passa em Veneza e em Nova York coberta de neve, um musical seria mesmo a escolha mais óbvia e mais acertada. Só assim para passar o sentimento de felicidade incondicional que ele tanto queria. Não tinha como Todos Dizem Eu Te Amo ser diferente.

As danças espalhadas por todo o musical

Edward Norton, Drew Barrymore, Julia Roberts, Natalie Portman (ainda adolescente), Tim Roth e o próprio Woody dão vida a uma família que vive de indas e vindas do amor.

Portman, à esquerda, no seu quarto filme

O filme decola nas sequências em que Woody tenta conquistar a personagem de Julia Roberts, de tão não-crível as situações ficam ainda mais hilariantes, ao melhor estilo Woody Allen de atuar - neurótico, cheio de palavras e uma fala rápida como uma metralhadora.

Em Veneza Woody tenta o "impossível" - conquistar Julia Roberts

Outra sequência encantadora é do reencontro dos ex-marido e esposa, vividos por Woody Allen e Goldie Hawn. Ao se reencontrarem em Paris, em frente a um dos canais, eles dançam lindamente. Uma cena bonita, bem coreografada, que leva Hawn às alturas, literalmente alçando vôo entre um passo de dança e outro, Woody à conduz com delicadeza.

E Goldie Hawn voa...

Vale por ser Woody Allen e repito, pelos momentos não-musicais, onde todo o poder de texto e direção de atores de Woody se faz mais presente.
Veja abaixo o trailer de Todos Dizem Eu Te Amo.

  

Nenhum comentário: