quarta-feira, 19 de março de 2014

LOUCA OBSESSÃO (1990)

Quem segura essa mulher?

LOUCA OBSESSÃO (Misery / 1990) - Você já leu algum livro do Stephen King? Caso não, leia! O cara escreve bem demais, te prende da primeira à última página. Não é à toa que é um dos, senão o escritor que tem o maior número de obras adaptadas pro cinema, são cerca de 50 histórias que foram para as telonas - entre elas Carrie, O Iluminado, Christine, Conta Comigo, Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre. A vigésima adaptação de um Stephen King para o cinema aconteceu em 1990 baseado no livro Misery, que também é o título original do filme, no Brasil o filme recebeu o título de Louca Obsessão.

Vista de cima do cenário principal da trama

Naquele período da vida, Stephen King enfrentava problemas sérios com as drogas e a história do livro Misery retrata esse seu período de forma metafórica. No livro, Paul Sheldon (qualquer semelhança com o próprio Stephen King não é mera coincidência) é um escritor que se refugia na montanha para escrever o próximo livro da uma série de sucesso. Com a obra concluída, Sheldon pega o carro e tenta descer para a cidade, mas uma nevasca forte acaba causando um acidente quase fatal.

No filme, Paul Sheldon é James Caan

Ele é resgatado por Annie Wilkes, uma ex-enfermeira solitária, que se diz a sua fã número 1, sabendo de cor detalhes da série de livros que Sheldon está escrevendo. Annie (que segundo King representa as drogas em sua vida) começa a cuidar de Sheldon, carinhosamente. Com o passar do tempo, ele fica preso na casa e ela possessiva, doentia e violenta. O final é trágico.

Aprisionado à cama a maior parte do tempo

Kathy Bates e James Caan dão vida à Annie e Paul sob a direção de Rob Reiner, conhecido por ter dirigido This is Spinal Tap, Conta comigo, Harry & Sally - Feitos um para o Outro. Caan interpreta um Paul Sheldon correto, sem muitas afetações, com uma força natural de Caan e um olhar que as vezes assusta como se ainda fora Sonny Corleone.

Eterno "Sonny Corleone"

A força motriz de Louca Obsessão reside quase toda na interpretação impressionante de Kathy Bates. Muito ajudada pela ótima sacada de Rob Reiner de sempre dar a ela super closes, planos de baixo para cima e uma série de outras artifícios que a fazem passar de uma simples, gorducha e simpática ex-enfermeira a uma maníaca, possessiva com instintos assassinos e sérios distúrbios mentais. Basta contrariá-la.

A princípio amigável...
... mas depois...

A habilidade de Rob Reiner em entregar um filme feito 90% em um mesmo cenário e apenas confiando nos conflitos psicológicos de dois personagens é incrível. Isso, somado a força da interpretação de Kathy Bates (que aliás levou um Oscar e um Globo de Ouro de melhor atriz por esse filme) e, é claro, ao ótimo texto de Stephen King fazem de Louca Obsessão, além de uma ótima metáfora para um período conturbado da sua vida, um thriller obrigatório.

Naquele ano só poderia dar ela

Veja abaixo o trailer de Louca Obsessão.


Nenhum comentário: