sexta-feira, 29 de abril de 2016

PARA SEMPRE ALICE (2014)

Aos poucos... ela se esquece

PARA SEMPRE ALICE (Still Alice / 2014) - Talvez seja triste por ser tão real. Talvez seja triste por ser tão verdadeiro. Talvez seja emocionante por ser uma aula de interpretação. Talvez seja tão crível por ter uma direção de atores tão apurada. Talvez... Seja por tudo isso.

Família feliz e bem de vida

Para Sempre Alice contra a história da professora Alice Howland (Julianne Moore) que aos poucos, logo depois de completar 50 anos, passa a se esquecer de coisas usuais do dia a dia. Ela não deu muita bola, deixou pra lá, imaginou apenas estar cansada ou tendo um dia ruim, nada mais. Enquanto isso os esquecimentos foram crescendo e ela se sentindo cada vez mais isolada.

À procura de repostas... "porque eu?"

Alice demorou mas resolveu se abrir para o marido John (Alec Baldwin) e juntos foram ao neurologista. Prontamente ele receitou algumas remédios e indicou um tratamento. O caso era sério. Alice estava sofrendo de um caso raro de Alzheimer precoce.

Ao lado do marido ouvindo o médico 

Em pouco mais de uma hora e quarenta assistimos a total desconstrução de Alice. O drama da família que se sente igualmente inútil, sem poder fazer nada. A filhas mais nova vivida por Kristen Stewart (que luta para tirar de si o rótulo da saga Crepúsculo) cabe perfeitamente no papel de uma filha problemática e que precisa enfrentar os problemas que teve com a mãe no passado para virar a pessoa da família mais próxima - já que os outros filhos tem afazeres com suas vidas encaminhadas e o pai viaja o tempo todo a trabalho.

A filha, com quem teve problemas no passado, é a mais próxima nos momentos finais

Julianne Moore merecia o Oscar de melhor atriz mais que as concorrentes - Marion Cotillard por "Dois Dias, Uma Noite", Felicity Jones por "A Teoria de Tudo", Rosamund Pike por "Garota Exemplar" e Reese Whiterspoon por "Livre". Definitivamente Moore entra no panteão das grandes atrizes.

Neste ano nenhuma merecia este Oscar mais do que Julianne Moore

Ao final do filme temos uma sombra de uma pessoa, totalmente consumida pela doença, sem conseguir articular as palavras. O que vemos são apenas imagens de um encontro antigo que ela teve com a irmã quando ainda era criança, como um filme antigo. Alice adulta, com mais de 50 anos de vida, termina como uma criança... sem memória e quase sem fala.
Veja abaixo o trailer de Para Sempre Alice.


Nenhum comentário: