quarta-feira, 15 de junho de 2016

A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (1988)

Jesus como nunca antes visto

A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (The Last Temptation of Christ / 1988) - Era o sonho de Martin Scorsese desde criança - se tornar cineasta e dirigir uma obra sobre a vida de Jesus Cristo. Ele não imaginava na época, mas tal feito geraria muitos comentários e muita polêmica. O filme foi banido por muitas décadas em vários países e até hoje ele não pode ser visto em lugares como Bulgária, Singapura e Filipinas por exemplo. Alguns religiosos extremistas chegaram a colocar fogo nos cinemas onde o filme estava sendo exibido. A Última Tentação de Cristo está na lista dos filmes mais controversos já realizados.

Na época do lançamento protestos se espalharam pelo mundo

Ainda durante a década de 50, o escritor grego Níkos Kazantzákis escreveu o livro contando a história de como ele imaginava que o homem Jesus Cristo enfrentou os desafios de ser o filho de Deus. Uma figura mais humana e, pelo menos no começo, nada santa. E foi assim, dessa forma, com defeitos, medos, nojo, irritação que Scorsese retratou o seu personagem principal no filme que leva o nome do livro - A Última Tentação de Cristo.

Scorsese em ação no set

Willem Dafoe incorpora Jesus Cristo e Harvey Keitel faz Judas. Eles são muito próximos, grandes amigos até. Mas a verdadeira estrela do longa é o texto - controverso e sem medo - que cutuca feridas abertas de um assunto considerado tabu por muita gente.

Um homem como qualquer outro, cheio de defeitos

Algumas cenas particularmente chamam mais atenção, como o nu frontal de Jesus na cena da crucificação e a sugestão que ele mantinha relações íntimas com Maria Madalena. Tudo mostrado no filme. Ou na outra em que reage com nojo ao cheiro de um leproso dentro de uma caverna. Tudo muito humano. Sem falar no final paralelo que Scorsese cria logo após a crucificação, onde uma espécie de sonho/transe sugere uma outra caminhada do personagem. Tudo muito polêmico.

Maria Madalena e Jesus

A controversa obra de Scorsese concorreu a dois Globos de Ouro e um Oscar, mas não levou nada. O que causou estranheza é que Martin Scorsese foi indicado ao Oscar de Melhor diretor e o filme não concorreu a mais nenhum outro prêmio naquela noite. É como se a Academia respeitasse a obra de Scorsese, por isso lhe deu a indicação, mas não quisesse que ela ganhasse nada. De repente evitando cutucar um tema tão delicado.

Harvey Keitel vive Judas Scariotes

No mais as cenas impressionam, e convidam à reflexão. Uma obra corajosa de um diretor que já tinha feito alguns clássicos na carreira - Taxi Driver, Touro Indomável - mas ainda buscava um lugar entre os grandes. E naquele ponto da vida, aos 46 anos de idade, se mostrava sem medo de lidar com os mais difíceis temas.
Dafoe e Scorsese
Veja abaixo o trailer de A Última Tentação de Cristo.  



Nenhum comentário: