sábado, 30 de julho de 2016

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (2006)

Um funcionário público

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS (El Secreto de Sus Ojos / 2009) - Já faz um tempo que o cinema argentino é visto com bons olhos. E é impossível não olharmos nesse momentos para o nosso próprio cinema. E no quesito sucesso internacional a gente leva de goleada. O Brasil concorreu 4 vezes ao Oscar de melhor filme estrangeiro - O Pagador de Promessas, O Quatrilho, O Que é Isso, Companheiro? e Central do Brasil - sem nunca levar. Os hermanos levaram dois prêmios com La Historia Oficial de 1986 e este O Segredo dos Seus Olhos.

O Oscar de melhor filme estrangeiro para o longa argentino

Os primeiros 40 minutos do longa dirigido por Juan José Campanella - que já havia concorrido ao Oscar de melhor filme estrangeiro com O Filho da Noiva de 2001 - não fazem jus à trama que se desenrola dali pra frente. Eles contam a história de Esposito (Roberto Darín), um funcionário de um órgão público, que 25 anos depois, ainda se sente atormentado por um crime de estupro seguido de morte que ele e seu colega Sandoval, não conseguiram resolver. Esposito está escrevendo um romance do caso e a culpa o deixa perturbado.

Uma equipe em busca de um criminoso

Até aí nenhuma virada surpreendente. Isso até o minuto 40 com uma das mais belas cenas de um (quase) plano sequência (quase porque tem alguns cortes aqui e ali) que eu já vi no cinema. Começa com uma imagem aérea do estádio do Racing durante um jogo, a cena acompanha um lance que quase sai gol e acaba no meio da arquibancada com Esposito e seu companheiro atrás do criminoso. A cena se estica para uma perseguição implacável e acaba (!) dentro de campo. Se você não conhece, veja abaixo. É espetacular (vale a partir dos dois minutos, ok?)



Daí pra frente, além da trama principal são criadas uma série de outras paralelas que abrem várias possibilidades. Neste ponto descobrir o criminoso é o de menos, o filme desponta uma gama de personagens e situações cada vez mais complexas. É aí que O Segredo dos Seus Olhos se destaca, um filme que precisa ser visto e revisto e reserva uma cena final impressionante, que ajuda a amarrar todas as pequenas tramas. Nenhum ponta fica sem nó.

Uma paixão de décadas
Não dá para revelar muita coisa da história, afinal aí está a sua graça. Tem que assistir, tem que conferir para se surpreender. Veja abaixo o trailer de O Segredo dos Seus Olhos.

   

Nenhum comentário: