sábado, 30 de setembro de 2017

BONEQUINHA DE LUXO (1961)

Um ícone
BONEQUINHA DE LUXO (Breakfast at Tiffany´s / 1961) - Os detalhes e as surpresas que fazem de um filme grande e de algumas atrizes, divas. O personagem de Holly Golightly foi criado por Truman Capote tendo ninguém menos que Marylin Monroe na cabeça. Para CapoteMonroe poderia interpretar Holly. Com a recusa, Kim Novak foi a escolha seguinte, também negada. Parece que Capote queria a todo custo uma loira. O destino reservou a Audrey Hepburn interpretar Holly. Hoje, mais de cinquenta anos depois, difícil desvincular a personagem de Hepburn. Não é?

Café da manhã
Logo de cara, na assinatura de Bonequinha de Luxo, a cena mais icônica do filme - Holly em pleno amanhecer, parada na frente da vitrine da Tiffany olhando as jóias caras. Pouco depois ela segue pro predinho de poucos andares onde mora. Ali mesmo, na sequência, ela dá uma festa em busca de um ricaço solteirão da cidade. Tudo esbanjando charme e encanto. Além de claro, muito interesse.

Holly avistando mais um ricaço em uma festa

Holly começa a se engraçar com Paul, o novo vizinho do apartamento de cima. É um escritor solitário que recebe sustento como acompanhante de uma ricaça mais velha. Holly tira sarro de Paul, mas ela mesmo é mantida através dos inúmeros casos que mantém com endinheirados da cidade. São dois belos e solitários jovens que vivem de favores e do dinheiro de pessoas ricas.

Paul e Holly andando por Nova York

Uma das mais belas sequência do filme mostra Holly em uma manhã de toalha na cabeça, dedilhando um violão na escadaria de incêndio cantando Moon River. Paul, hipnotizado por aquela cena, sai do seu quarto e fica assistindo de camarote a bela vizinha destilar todo seu talento. A música acabaria levando o Oscar de melhor canção naquele ano.

Cena clássica com música que levou o Oscar

SPOILERS

Os flertes constantes entre Holly e Paul cessam quando ele percebe que é seguindo por um senhor na rua. Ele se chama Doc. Doc é marido de Holly. Aí tudo vem à tona. Doc se casou com Holly quando ela tinha 14 anos. Moravam no interior dos Estados Unidos. Mas ela queria mais. Por isso largou toda aquela simplicidade, trocou de nome e se mudou para NovaYork. Tudo em busca do maior sonho - se tornar uma atriz de sucesso e casar com um homem rico. Um dos seus passatempos preferidos - ver a vitrine da Tiffany - não surgiu à toa. Isso acontecia toda vez que ela se sentia triste pensando no passado simples e humilde. Uma dualidade que acompanha Holly por todo o filme e dá ainda mais substância e estofo à personagem, que a princípio por usar roupas bonitas e se engraçar com homens o tempo todo, nos passa uma imagem de pura futilidade. Não é nada disso.
  
FIM DO SPOILERS       

Audrey Hepburn tem aquele algo a mais. E isso fica claro aqui - cena após cena. Ela encanta e carrega o filme com seu charme e beleza dificilmente igualados. Bonequinha de Luxo é todo levado pelo ótimo texto de Capote e por Audrey que fez da sua personagem-acompanhante-de-luxo um ícone.

Holly de ressaca

Mas tem muito do texto de Capote que acabou ficando de fora do roteiro, entre elas a suposta bissexualidade de Holly. O filme dirigido por Blake Edwards em nenhum momento flerta com esta possibilidade, ou mesmo com outra também impactante - a de que Paul seria homossexual. Curioso que desta forma o filme não seria lembrado pelo óbvio envolvimento romântico do casal protagonista.

Boa química entre Audrey e George Peppard

Hepburn, que havia dado luz ao seu primeiro filho à menos de três meses, recebeu setecentos e cinquenta mil dólares pela interpretação, o segundo maior salário pago a uma atriz naquele período, ficando atrás apenas de Elizabeth Taylor que passou do 1 milhão de dólares recebidos por Cleópatra, que estrearia no ano seguinte.

Sequência final na chuva

O salário alto que Hepburn recebeu nem arranha o status que lhe rendeu - Holly e Hepburn são lembradas como ícone de moda e da beleza. Não é à toa que Audrey foi eleita pelo American Film Institute a terceira maior personalidade feminina da história do cinema, ficando atrás de Katharine Hepburn e Bette Davis. Audrey tem um charme e um brilho próprio que vão além. Ela tem tudo isso. Tem muito. E tem de sobra.    


Veja abaixo o trailer de Bonequinha de Luxo.



Nenhum comentário: