quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CAFÉ SOCIETY (2016)

Um casal de outra época

CAFÉ SOCIETY (2016) - Os roteiros do Woody Allen nunca são somente o que parecem. Difícil decifrar um filme dele só por assistir o trailer ou ler a sinopse. Personagens - que a princípio tem pouca ligação - se amarram, se mostram essenciais e tudo se conecta. Genialmente. Mas às vezes nada disso resulta necessariamente num filme marcante. É o caso de Café Society.

Woody dirigindo Eisenberg e Stewart

A história se passa nos anos 30. Bobby (Jesse Eisenberg, abusando dos gestos e dos trimiliques) sai da Nova York e chega a Hollywood para tentar um emprego com o tio Phil (Steve Carrell, provando definitivamente que é muito mais do que apenas um bom comediante), um ocupado dono de estúdio muito rico, que vive no meio das estrelas e outros figurões do cinema.

Um magnata de Hollywood

Começando por baixo, Bobby passeia nas horas vagas pela cidade na companhia da secretária de Phil, Vonnie (Kristen Stewart, uma atriz nota "cem" - sem sal, sem graça e sem expressão) com quem aos poucos se apaixona. O problema é quando o namorado dela entra em cena.

Sem graça, sem sal

Toda essa parte inicial de Café Society tem uma escolha de cores muito interessante que deixa tudo com um aspecto dourado. Desde as roupas, as luzes internas e externas. Tudo parece mágico, difícil de resistir, muito encantador e charmoso. E é nessa onda de nobreza e luxo que Bobby cai de cabeça.

Uma aproximação que se transforma em paixão

SPOILERS

A partir do momento que Phil se separa da esposa com quem era casado há 25 anos e decide se casar com Vonnie, com quem namorava escondido, as cores do filme mudam para um tom mais escuro, pastel, sem tanto dourado-ouro. E isso não é à toa. Bobby volta pra Nova York onde tenta retomar a vida após a desilusão amorosa.

FIM DOS SPOILERS

O cuidado com a fotografia
O problema de Café Society está basicamente na escolha dos atores. Eu não iria longe a dizer que Jesse Einsenberg é um ator ruim, não é. Mas o problema é que os maneirismos deles - que os acompanham em todos os papeis que interpreta - incomodam bastante. Será que foi pedido do Woody ou criações do próprio Eisenberg?

Trejeitos irritantes

O maior problema mesmo é com Kristen Stewart. Ela não está à vontade no papel, parece incomodada com a roupa, não tem química com Einseberg. É o grande erro de Café Society. Estranho é que Woody poderia ter optado por uma saída bem simples, já que Blake Lively aparece no terço final do filme. Lively sim tem carisma, é bonita e poderia interpretar Vonnie sem problemas. Pena.
Veja abaixo o trailer de Café Society.

Nenhum comentário: