quinta-feira, 28 de março de 2013

OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS (The Royal Tenenbaums / 2001) - Desajustados, diferentes, anormais... enfim excêntricos. Qualquer adjetivo aos membros da família Tenebaum cai como uma luva no diretor Wes Anderson. Ele é um próprio Tenebaum. Parece um personagem também.


Cenários cheios de detalhes e abuso de cores - duas marcas de Anderson 
Aliás, muitos dos personagens de Os Excêntricos Tenenbaums são baseados em pessoas do dia a dia do diretor, como a própria mãe, que serviu de inspiração para mãe, vivida por Anjelica Houston, baseada na mãe do próprio Anderson.

Wes Anderson no set de "Os Excêntricos Tenenbaums"

Nova York é a cidade onde se passa o filme, mas Anderson escolheu por não mostrar isso no filme. Queria fugir da NY mostrada na maioria dos filmes. Wes Anderson queria tratar a cidade como um cenário de fábula, fugindo de lugares comuns e pontos turísticos. Tanto que em uma determinada cena quando conversam no parque (que obviamente não é o Central Park) dois personagens se postam de forma a cobrir a estátua da Liberdade, que seria visto no fundo.

Confronto entre o filho mais velho e o 0[a8

Wes escrevou o personagem do patriarca da família Tenenbaum pensando em Gene Hackman. E no começo ao receber o roteiro, Hackman se negou a fazer o filme. O ator tinha uma mágoa imensa da sua postura com a própria família. Para o ator, Royal Tenembaum, o pai da família, era uma espécie de alter ego do próprio Hackman. Não foi fácil convencê-lo, mas no final aceitou.

Royal (Hackman), o único que ri entre os desajustados Tenebaums
No filme, Royal (Hackman) está se separando da sua esposa (Anjelica Houston), que inicia um affair com Henry (Danny Glover). O casal Tenenbaum tem três filhos, vividos por Ben Stiller, Luke Wilson e Gwyneth Paltrow. Todos, à excessão de Hackman que é um charlatão de primeira linha, se mostram austeros, secos, e até depressivos eu diria, por todo o filme. O que contrasta com a viva paleta de cores utilizada por Anderson. É muita cor, uma marca registrada de Anderson.


Planos bem montados, cenários coloridos e personagens austeros
 O roteiro foi indicado ao Oscar em 2002 e é o melhor da dupla Owen Wilson/Wes Anderson. Antes disso a dupla tinha escrito o roteiro de outros três filmes dirigidos por Anderson - Três é DemaisPura Adrenalina e o curta Bottle Rocket.

Os três filhos Tenenbaums

Como filme Os Excêntricos Tenenbaums é muito eficiente, diverte não apenas pela história mas também pela reunião de atores consagrados (ou quase no caso de alguns) em uma história pequena de um diretor excêntrico e que dava os primeiros passos em Hollywood. Mas pessoalmente acredito que Viajem à Darjeeling, A Vida Marinha com Steve Zissou e principalmente Moonrise Kingdom, são muito melhores.  

Nenhum comentário: