sábado, 29 de junho de 2013


GUERRA MUNDIAL Z (World War Z - 2013) - Os números são grandiosos. O filme foi orçado em cerca de 190 milhões de dólares, a grande maioria dele usado na pós para as incersões digitais. Valores altos que são vistos a cada frame da película. Um ataque feroz de um bando de seres humanos contaminados com um vírus ainda não conhecido. Seu intuito não é divulgado, eles vagam à procura de sangue. Ao ser mordido um ser humano se transforma em um deles em 12 segundos. Aos poucos a população mundial parece não ter outro caminho senão a extinção. O Z de Guerra Mundial Z, você já percebeu, é de zumbi.

Z de zumbi

O livro homônimo lançado em 2006 é de autoria de Max Brooks e ele trata do tema zumbi de uma forma diferente em comparação a outros livros sobre o assunto. Ele é escrito seguindo os relatos dos sobreviventes à tal Guerra Mundial Z. E foi a partir desse livro que escreveram o roteiro desta adaptação dirigida pelo respeitado Marc Forster - A Última Ceia, Em Busca da Terra do Nunca, Mais Estranho que a Ficção, e o 007 - Quantum of Solace. Um cardápio variado e de respeito, não há como negar.

Forster e Pitt

Gerry (Brad Pitt) é um agente da ONU aposentado com uma vida feliz ao lado da mulher e das duas filhas. Mas acaba por ser convocado de volta ao trabalho depois que as principais cidades do mundo começam a ser atacadas por um vírus altamente contagiante que pouco a pouco começa a contaminar a população, transformando-a aos poucos em zumbis. Mas nada daqueles "clássicos" zumbis de George Romero que esticam o braço e ficam gemendo, caminhando lentamente atrás das suas vítimas, aqui os zumbis são rápidos, irracionais com olhares focados, dentes afiados e urrando como lobos sanguinários.

Os zumbis na perseguição pelos humanos

Depois de ser contatado pelos seus amigos da ONU, Gerry e sua família são levados para um porta aviões no meio do oceano, o único lugar totalmente a salvo do planeta. Ou melhor não o único. Com a família totalmente segura, Gerry se entrega à missão de descobrir algo que possa evitar a quase certa destruição da raça humana. Em Israel ele descobre um doutor que está comandando a construção de um muro que divide a cidade ao meio, separando a população limpa da população contaminada. Mas o número de zumbis  é muito maior e eles passam a escalar o muro subindo uns sobre os outros em uma cena realmente assustadora.

A escalada...

...no muro em Israel

Gerry acaba em um avião para fugir do que parece ser uma tragédia em terra. Mal sabe ele que outro zumbi aparece a bordo e o terror parece não ter fim. Não pretendo me alongar muito para não entregar aqui mais do que deveria, mas garanto que o filme ainda reserva bons momentos de suspense e terror até o seu desfecho.

Pitty em uma das sequências mais tensas do filme

Forster escolheu por usar no início e no final do filme trechos de reportagens de TV, formadores e opinião, programas de entrevista e cenas reais de pânico da população tirados de outras tragédias que acontecem todos os dias. Isso traz ainda mais força ao documento, lhe dá um aspecto real, o que dá mais drama à história, fazendo deste Guerra Mundial Z um dos mais "reais" filmes de zumbis que já foram feitos.

Humanos como formigas, o desespero zumbi por comida

Não espere nada sanguinário aqui, ou melhor não espere sangue nenhum! Este talvez seja o grande pesar de Guerra Mundial Z. Fica muito claro que a Paramount Pictures se viu em um dilema - entregar um filme sanguinário, violento, quase beirando o gore? Ou chamar Brad Pitt e cortar todo o sangue para que o filme seja um PG-13 e obviamente faturar mais dinheiro? Escolheram a segunda opção, é claro. Perdeu alguns pontos aí a meu ver.
Veja abaixo o trailer de Guerra Mundial Z:


Nenhum comentário: