domingo, 5 de janeiro de 2014

THE BEATLES - YELLOW SUBMARINE (1968)



THE BEATLES - YELLOW SUBMARINE (1968) - Em certo ponto da sua carreira musical, os Beatles assinaram um contrato muito claro. Eles assumiam ali inúmeros compromissos de fotos, clipes, aparições em programas de TV, teatros, shows e também filmes. Ao todo o contrato previa 5 filmes, com obrigatoriedade que John, Paul, George e Ringo aparecessem em cada um deles. Na época eles já haviam lançado A Hard Days Night e Help!, o primeiro filme PB e o outro já à cores. Ambos foram um sucesso. Em 1967 lançaram Magical Mystery Tour. Ainda faltavam mais dois para cumprir.


A banda em desenho
Os quatro já estavam de saco cheio de toda a cobrança que sofriam e decidiram pelo mais fácil - uma animação. Baseada na música de mesmo nome lançaram, ainda durante o verão do amor, um filme totalmente lisérgico - Yellow Submarine. Lisérgico porque é tudo muito colorido e é todo preenchido por personagens da imaginação dos desenhistas, figuras assustadoras e ao mesmo tempo encantadoras.

Blue Meanies chegando a Pepperland

Música também é o propósito do filme. São apresentadas "Hey Bulldog", "It´s All Too Much", "All Together Now", "Eleanor Rigby" e tantas outras, mas diferente de um musical comum, aqui as músicas fazem parte da trama, somam à cena. Em momento algum a história estaciona para que as músicas sejam apresentadas. O filme todo é preenchido por música, não poderia ser diferente.

Música permeia o filme, do começo ao fim

A história começa mostrando Pepperland, uma terra colorida e feliz. De repente, sem aviso, aparecem os vilões - chamados de "blue meanies" - e começam a atacar a terra, tirando sua vida e sua cor. Eles desaparecem com os instrumentos musicais e as pessoas se tornam cinzas e ficam paralisadas.

Pepperland fica cinza

Old Fred, um velho capitão, consegue escapar de Pepperland e vai atrás dos únicos que podem ajudar. Chega à Liverpool e "captura" os Beatles, um por um. Cada beatle tem um jeito específico de ser, de andar e se portar. Os animadores tomaram muito cuidado em fazer com que as personalidades de cada músico fosse preservada nos personagens do desenho. Até os dubladores (é, infelizmente as vozes não são dos músicos) usaram as vozes de forma singular para cada um deles, preservando o seu sotaque, a sua maneira de falar.

Blue Meanies, os caras do mau

Passando por diversas aventuras em Sea of Monsters, Sea of Holes, Sea of Time, Sea of Nothing (todas que acabaram virando músicas instrumentais no álbum da trilha sonora) eles chegam à Pepperland e sem grandes problemas recuperam os instrumentos, libertam as pessoas e transformam os blue meanies em boas "pessoas".

Os Beatles salvam Pepperland

No final a grande surpresa! Cumprindo a "obrigação" de aparecer em todos os seus filmes, eles surgem! Veja abaixo:


Yellow Submarine é apontada até hoje como a animação que definiu os rumos do gênero dali para frente, confirmando o efeito Midas que a banda sempre exerceu - tudo o que levava o nome Beatles se transformava em ouro.

Colagens entre as inovações de Yellow Submarine

Nem os próprio Beatles acreditavam que o filme ficaria tão bem, cheio de pop art, simbolismos, metáforas políticas e críticas sociais, o que ajudaram a elevar o filme a um patamar acima. Mesmo que não se enxergue esse viés político e social, Yellow Submarine cumpre bem o seu papel, diverte, anima, prende na cadeira crianças de todas as idades.  
Veja abaixo o trailer de Yellow Submarine:


Nenhum comentário: