quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

NOSSA QUERIDA FREDA (2013)

Freda, uma mulher de sorte

NOSSA QUERIDA FREDA (Good Ol' Freda - 2013) - Alguém teria coragem de questionar a genialidade de figuras como John Lennon, Paul McCartney e George Harrison? Difícil... O Ringo não  é um gênio, mas quem conhece a história dos Beatles sabe, eles nunca seriam o que foram se não fosse pelo baterista e seu espírito, no mínimo, divertido. Como músico Ringo, não tenho medo de afirmar, levou muita sorte.

Querida por todos

Sorte parecida levou o diretor Ryan White, que praticamente recebeu dos céus a história de Freda Kelly. Ela se manteve calada sobre a sua vida desde o início dos anos 70, mas tudo mudou quando Freda virou avó e pensou: "tenho que contar para o meu neto a história da minha vida". Por acaso os fatos chegaram aos ouvidos de Ryan, jovem cineasta que pensou em fazer um filme pequeno para Freda guardar em DVD. Conforme as pessoas foram ouvindo a história, convenceram Ryan a fazer do filme um longa e assim nasceu Nossa Querida Freda.

Fotos caseiras, ao lado de Ringo e George

Freda era uma adolescente no início dos anos 60, quando começou a frequentar o Cavern para ouvir os Beatles, que ainda contava com Pete Best na bateria. Ele ia todos os dias ao bar, chegava antes de todo mundo e ficava lá na frente, trocava algumas palavras com os músicos e chegava a fazer pedidos de música. Se tornou íntima deles. Ela estima que ao todo assistiu 190 das 292 apresentações dos Beatles no Cavern.

Ao lado de Ringo e Maureen, esposa do baterista

Brian Epstein, manager da banda, convidou a jovem simpática, de sorriso fácil, para a função de secretária da banda, já que no período havia caído nas graças dos rapazes. Ela inclusive datilografava. Permaneceu no cargo até depois do final da banda, oficialmente em 1970.

Durante "Magical Mystery Tour"

Freda conta no documentário que participava ativamente das vidas privadas dos integrantes, se tornou amiga pessoal das famílias, principalmente da de Ringo. Ela indicou o endereço da própria residência como sede do fã clube oficial dos Beatles, recebia milhares de cartas todos os dias e se via na obrigação de satisfazer os pedidos da fãs,  geralmente cabelos ou pedaços de roupas dos Fabfour. Outras ainda iam além, mandavam lençol e pediam que o Beatle favorito dormisse nele, só para o pano ficar com o cheirinho. Freda recebia e atendia, conforme ela mesmo diz, todos os pedidos.

Ao lado de Paul

Apesar da riqueza enorme que um documentário desse pode conter, o produto principal (a história da própria Freda), foi muito mal aproveitado por Ryan. Claramente a impressão que fica é que se ele tivesse a oportunidade de refazer esse documentário quando fosse mais maduro como cineasta, sairia algo melhor. Ou ainda, se a história caísse no colo de um cineasta mais experiente, o longa seria bem mais interessante de ser assistido.

Ela estava lá, sempre

Nossa Querida Freda é um filme fraco. Se você já tem algum conhecimento mais aprofundado da história dos Beatles vai terminar o filme com a sensação de que ele poderia ter ido mais fundo, o resultado é raso. A personagem, muitas vezes, não ajuda. Ela se orgulha da sua vida, mas é muito retraída, não parece se abrir com facilidade, tudo para ela parece banal demais "É, o John isso...", "O Paul aquilo..."

Ainda jovem, em uma das inúmeras entrevistas que deu

No momento mais forte do filme, Freda sobe ao sotão e revela caixas e mais caixas de material do fã clube que ela ainda guarda em sua casa, produtos de valor inestimado para qualquer fã da banda, mas que estão mofando no sotão de uma senhora. Qualquer um ficaria horas e mais horas ali desvendando objeto por objeto, mas Ryan decidiu não fazer bom proveito daquilo, foi uma rápida passada, tirou uma ou outra história do sotão e abandonou aquele tesouro. Pobre...

Freda hoje

Pouco se ouve da música original dos Beatles no filme, muito pela dificuldade que é conseguir os direitos das músicas. Mas incomoda a falta que o som da banda faz em alguns momentos, o diretor preferiu até usar outras bandas tocando. Não orna. Altas expectativas para um filme tão fraco, até tecnicamente. Os Beatles, e até a própria Freda, mereciam um registro melhor.
Veja abaixo o trailer de Nossa Querida Freda.  


Nenhum comentário: