quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

WHIPLASH - EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (2014)

O professor, o carrasco, o dono do filme

WHIPLASH - EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (Whiplash / 2014) - Damien Chazelle é amante de música, sempre sonhou em se tornar um bom baterista. Estudou, se esforçou, tocou mas nunca foi além do sonho. Desistiu de se tornar músico e passou a escrever histórias. Uma delas é baseada na sua própria trajetória e se tornou um sucesso como curta metragem no Festival de Sundance de 2013. Damien ganhou um dinheirinho com o curta e resolveu fazer dele um longa. Nasceu aí Whiplash - Em Busca da Perfeição.

Não basta ser bom, tem que ser perfeito

Damien, além do roteiro, assina a direção desse filme minimalista sobre a relação conturbada de um baterista, que só pensa no sucesso, e o professor da escola de música mais renomada do país, que é um verdadeiro carrasco. O papel de Andrew, o baterista, fica a cargo de um jovem desconhecido - Milles Teller -, mas que até pode colher alguns bons frutos da interpretação de um jovem irritante e ambicioso, disposto a pagar qualquer preço para ver seu sonho realizado - o de se tornar o maior baterista de jazz da história.

Andrew e seu sonho

Seu pai é vivido por Paul Reiser, mais conhecido pela série cômica Mad About You, que fez sucesso na TV entre os anos de 1992 e 1999. Outro papel menor mas de grande importância na trama, fica com Melissa Benoist, a menina por quem Andrew tem uma queda e tenta um relacionamento. Eles são os pontos que mantêm Andrew preso à Terra, e que segundo ele, o atrapalham e impedem de alcançar seus objetivos.

Pai e filho, se distanciando

Aí chegamos ao professor da banda, Fletcher, vivido por J. K. Simmons. O cara mereceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Com folga. Ele é vivo, é a alma do filme, o que nos mantém presos e empolgados pela próxima cena. A sua atuação é precisa, temerária. Só o olhar já dá o recado, mas quando solta o verbo o temor se transforma em medo. Dá pra sentir isso nos atores, na maioria jovens, com quem ele contracena. A sua personificação de Fletcher é soberba, é o que nos faz querer ver e rever o filme outras vezes. 

Perfeição

Em Whiplash - Em Busca da Perfeição, mais uma vez nos vemos naquele embate "aluno esforçado X professor carrasco" de tantos e tantos filmes, mas aqui tem um algo a mais, um diferencial, a atuação de J. K. Simmons.
Veja abaixo o trailer de Whiplash - Em Busca da Perfeição.

Nenhum comentário: