quinta-feira, 10 de março de 2016

UMA NOITE DE CRIME (2013)

Você atenderia a porta na noite do "purge"?

UMA NOITE DE CRIME (The Purge / 2013) - Thomas Hobbes é um filósofo inglês que viveu no século XVII e deixou alguns pensamentos polêmicos. Talvez o mais famoso deles seja que "o ser humano é mau por natureza" ou seja, segundo ele nós apenas maquiamos os reais institutos para viver em sociedade. Baseado em Hobbes e em uma ideia da esposa, o roteirista e diretor James DeMonaco bolou uma história surpreendente.

James DeMonaco em ação

Uma Noite de Crime se passa no ano de 2022. Os Estados Unidos nunca foram um país tão seguro, a criminalidade é praticamente zero. Um dos motivos disso é uma lei, aprovada pela grande maioria da população, que leva o nome de "purge". Uma vez por ano das 7 da noite às 7 da manhã todo crime é considerado legal. Nesse período hospitais, bombeiros e polícia não funcionam e as pessoas podem se trancar em casa ou sair às ruas armadas com o que podem para fazer o que quiserem.

Tudo pode acontecer do lado de fora

Boa parte prefere se trancar em casa e assistir a transmissão do "purge" pela televisão, um evento, como se fosse um "Superbowl do crime". A família Sandin é dessas. O pai James (Ethan Hawke) trabalha vendendo sistemas de segurança, que claro, são artigos mais do que essenciais em dias de "purge". A filha se despede do namorado que deve voltar para casa. A esposa e o filho se juntam a James, quando ele aciona o sistema de segurança. Pouco depois soa uma sirene que indica que o "purge" começou.

Um estranho dentro de casa, entrada permitida pelo filho

Uma família armada dentro de uma fortaleza. É muito óbvio que tudo vai dar errado... e dá. O namorado da filha se esconde dentro da casa e saca uma arma para matar o pai, James, que não aceita o namoro da filha. Eles trocam tiros e o jovem acaba morto.

Uma família insegura no próprio lar

Um estranho ensanguentado sai correndo pelas ruas pedindo por socorro, implorando ajuda. O filho se compadece, desarma o sistema de segurança e permite a entrada do homem misterioso, que rapidamente se esconde na imensa casa.

A seita
Um grupo de fanáticos, uma seita como a da Família Manson, chega na porta da casa e exige, educadamente, a entrega do tal ensanguentado, dizendo que ele é morador de rua e o grupo "quer se divertir". Pouco depois os fanáticos destroem as travas de segurança, cortam a energia e invadem a mansão, prometendo um banho de sangue.

O sorriso cravado nas máscaras do terror

Imagine você estar dentro da sua casa, no escuro, tentando encontrar a esposa e os filhos, com maníacos violentos e um homem misterioso espalhado em qualquer canto. Acredite, tudo fica ainda pior no final.

Escuridão, armas e loucos à solta - um campo de guerra dentro de casa

Uma Noite de Crime tem um roteiro surpreendente, com boas viradas e uma ideia simples, mas que funciona muito bem. A sacada original rendeu frutos, o filme ganhou uma sequência no ano seguinte - Uma Noite de Crime: Anarquia, que segue os acontecimentos da noite pelas ruas e um terceiro filme que já está em pré produção que vai mostrar como foi a "noite inaugural" que aconteceu em 2017. Um terreno muito fértil explorado - pelo menos neste primeiro filme - muito bem.
Veja abaixo o trailer de Uma Noite de Crime:


  

Nenhum comentário: