segunda-feira, 23 de maio de 2016

FOXCATCHER - UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO (2014)

Dois irmãos vencedores
FOXCATCHER - UMA HISTÓRIA QUE CHOCOU O MUNDO (Foxcatcher / 2014) - O subtítulo nacional de Foxcatcher é um grande acerto dos tradutores. Não dá para garantir se realmente o mundo todo ficou abalado à época, mas que é uma história chocante... ah, isso é. Foxcatcher é daqueles filmes que te obriga, mesmo ainda durante os créditos, a pesquisar tudo sobre a história real.

Toda força que um irmão precisa está no outro

Bennet Miller é um diretor para se ficar de olho. A carreira dele é curta, foram apenas 3 longas dirigidos, mas com um sucesso impressionante. Em Capote foram 5 indicações ao Oscar - incluindo melhor diretor (levou "só" o de ator para Philip Seymour Hoffman), em O Homem que Mudou o Jogo foram 6 indicações (não levou nada) e em Foxcatcher foram outras 5 indicações - incluindo outra de melhor diretor. Logo logo esse cara leva uma estatueta pra casa.

Bennet em ação, no canto direito

A história gira em torno dos irmãos Schultz. Dave (Mark Ruffalo), mais velho, é treinador de luta Greco Romana. Seu método de treinamento se encaixa perfeitamente com o do irmão Mark (Channing Tatum), que se sagrou campeão Olímpico da modalidade nos Jogos de 1984 em Los Angeles.

Os irmãos Schultz

John Du Pont (magistralmente interpretado por Steve Carell) é um ricaço treinador, apaixonado pelo esporte. A paixão pela luta greco romana é tão grande que ele montou em sua fazenda um centro de treinamento dos mais modernos e pretende contar com os melhores atletas da modalidade na preparação para os Jogos Olímpicos seguintes, de 1988 em Seul. Mark convidado, vai pra lá. Dave iria como seu treinador mas devido a questões relacionadas a esposa e aos dois filhos pequenos acaba declinando do convite.

A relação de Mark e John se estreita

Mark se torna o queridinho de John Du Pont - aos poucos vira o filho, o irmão, o amigo mais próximo - ou seja, tudo o que milionário nunca teve na vida. Até o gosto por luta Greco romana parece não ser tão verdadeiro assim. Ao que parece, ele se diz treinador de luta greco romana mais para contrariar a severa mãe que tem clara preferência por cavalos. As inúmeras conquistas na modalidade equestre são exibidos com orgulho na sala de troféus da fazenda.

John Du Pont real na sala de troféus da fazenda

Conforme a máscara de Du Pont vai caindo, a carreira de Mark vai junto - ainda mais distante do irmão mais velho. Mark engorda, nunca treina e se vicia em cocaína. John é visto ganhando algumas lutas - todas armadas - sem falar que em nenhum momento demonstra qualquer conhecimento profundo das regras e das estratégias do esporte.

A impressionante caracterização de Steve Carell ao lado do verdadeiro "treinador"

Mark só volta aos trilhos como lutador quando Dave aceita o convite de John e vai morar com toda família na fazenda. Isso desperta o ciúme de John que já havia se referido a Mark como sendo "o único verdadeiro amigo" que teve na vida. O fato que chocou o mundo, como esbanja o subtítulo, aos poucos vai se formando na parte final do longa.

Arte e vida real
Poucos filmes recentes me deixaram tão indignados quanto Foxcatcher. Além da surpresa na própria história, tem a ótima atuação de Ruffalo (que nunca está mal, já passou da hora de ele ser levado mais a sério) e a espetacular performance de Carell que se mostrou um ator completo, bom em comédia e ótimo em drama.

Solitário e perturbado


Nenhum comentário: