sexta-feira, 20 de maio de 2016

HARRY E SALLY - FEITOS UM PARA OUTRO (1989)

Nascidos um para o outro

HARRY E SALLY - FEITOS UM PARA OUTRO (When Harry Met Sally... / 1989) - As comédias românticas de Woody Allen (principalmente Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e Manhattan) foram uma grande inspiração - talvez a maior - de Rob Reiner e Norah Ephron, respectivamente diretor e roteirista de Harry e Sally. Logo de cara, o letreiro do filme e os créditos em fundo preto e com letra rebuscada e uma trilha composta basicamente de jazz entregam a influência de Woody.

No começo ainda se conhecendo 

Harry e Sally conta a história de um casal de amigos cheio de neuroses - ele (o brilhante Billy Crystal) é folgado, galanteador à sua maneira e um pouco machista e ela (a bela Meg Ryan) é romântica, controladora e influenciável. Tudo indica que nada entre eles dá certo, mas com o passar dos anos o casal fica mais e mais próximo e se tornam grandes amigos.

Cristal e Ryan em uma química incrível

Eles torcem nas desventuras amorosas de lado a lado, se consolam e brigam. O principal ponto de discórdia é que Harry acredita ser impossível uma relação verdadeira de amizade entre homens e mulheres. "O sexo está sempre no meio", ele diz. Sally discorda e o acha nojento por pensar assim.

Uma amizade forte que aos poucos vira amor
O roteiro entrega frases ótimas, afiadas, divertidas e um cenário lindíssimo - as ruas recheadas de carros e pessoas de uma Nova York que vê aproximar o Natal, mais uma influência de Woody. Harry e Sally também é muito isso - um hino de amor à cidade.

A cidade como terceiro elemento 
A cena mais famosa de Harry e Sally - conhecida até por quem nunca viu o filme - é a que Sally finge um orgasmo numa mesa de um restaurante lotado. Ao final da cena, a punch line perfeita - "vou comer o que ela está comendo", dito por uma senhora da mesa ao lado. A frase foi sugestão de Billy Crystal e a atriz que interpretou a velha assanhada é a mãe do próprio diretor, Rob Reiner.

A cena mais famosa do longa

Até hoje o restaurante da cena mantém sobre a mesa a placa abaixo indicando que ali aconteceu a famosa cena, garantia de muitas visitas.



Poucas vezes uma comédia romântica se mostrou tão inteligente e afiada principalmente no timing das piadas - graças à edição muito bem realizada e aos dois atores principais - Crystal e Ryan - com uma química inigualável. O filme não envelheceu, mesmo passado pouco mais de 25 anos do lançamento e ainda diverte. Destaque para o discurso da conquista no ano novo... é piegas, mas emociona.
Veja abaixo o trailer de Harry e Sally - Feitos um para o Outro:


Nenhum comentário: