segunda-feira, 30 de maio de 2016

THELMA E LOUISE (1991)

Amigas até o fim

THELMA E LOUISE (Thelma And Louise / 1991) -  Road movie é um dos gêneros do cinema mais ricos porque englobam tantos outros dentro de si. Perdidos na Noite, Sideways, A Morte pede Carona, Quadrilha de Sádicos, À Prova de Morte, Nebraska... Filmes completamente diferentes, iguais apenas no gênero. Thelma e Louise entrou pro hall dos mais reconhecidos road movies do cinema, dirigido por Ridley Scott, que à época já tinha entregado clássicos como Alien e Blade Runner.

Scott de boné branco dirigindo a dupla protagonista

Duas amigas planejam uma viagem de final de semana. Thelma (Geena Davies) é casada e infeliz, seu marido não a respeita e sequer ouve as coisas que ela diz, sua vida é vazia. A amiga mais próxima - e talvez a única - é a garçonete Louise (Susan Sarandon). Elas pegam o conversível de Louise e caem na estrada. Chegam em um bar e começam a dançar e beber, até que Thelma cai nos encantos de um homem que está por ali. Ele exagera na bebida, força uma situação e tenta estuprá-la. Louise chega para ajudar a amiga e dá 2 tiros no cara. Começa a fuga.

A mulher no comando da situação

O filme é um jogo de gato e rato. A polícia, sob o comando do investigador Hal (Harvey Keitel), começa a cercar o passo da dupla. Thelma e Louise encontram J.D. (Brad Pitt), um jovem que se apaixona por Thelma. Já Louise entra em contato com o namorado Jimmy (Michael Madsen) e lhe pede dinheiro emprestado, pelo menos o suficiente para que elas completem o plano de fuga - chegar ao México.

O medo fica pra trás

A cada quilômetro as amigas se entregam mais à aventura e cometem um novo crime - assaltam um mercado, roubam a arma e prendem um policial no guarda mala e ainda explodem um caminhão. As vítimas são sempre homens, quase sempre machistas. No final, cercadas por dezenas de carros da polícia e sem qualquer desejo de voltar pra a vidinha de antes, elas decidem acelerar o carro e de mãos dadas elas seguem em direção ao desfiladeiro.

A clássica cena final

Um final inspirado em Butch Cassidy e Sundance Kid (Robert Redford e Paul Newman no clássico de 1969, quando a dupla decide por enfrentar a morte inevitável de frente. A cena frisa e imortaliza os anti-heróis, como acontece com a última cena de Thelma e Louise.

Cena final de "Butch Cassidy and Sundance Kid... inspiração?

O filme concorreu a seis prêmios Oscar, inclusive ao de melhor atriz para as duas protagonistas - Geena Davies e Susan Sarandon - mas o prêmio acabou ficando com Jodie Foster por O Silêncio dos Inocentes. Thelma e Louise acabou levando o Oscar de melhor roteiro original.

"Não vamos nos entregar. Vamos seguir em frente." 

Thelma e Louise se tornou um marco em muitos sentidos. O maior deles é o forte apelo feminista, o mal é representado pelos homens - o marido, o namorado, o amante, o policial. A dupla ou vence o mal ou se entrega ao seu próprio destino, como na ena final quando decidem não se entregar. Um filme forte, cheio de símbolos e acima de tudo um marco.

Um filme símbolo que extrapolou os limites da telona e vive até hoje

Veja abaixo o trailer de Thelma e Louise.


Nenhum comentário: