segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

FASTER, PUSSYCAT! KILL! KILL! (1965)

A gangue

FASTER, PUSSYCAT! KILL! KILL! (1965) - Russ Meyer é um diretor estabelecido em um patamar curioso - ao mesmo tempo que é um dos cineastas mais famosos do underground de Hollywood, é um completo desconhecido para o grande público. Ele foi um dos precursores do chamado exploitation - gênero cinematográfico que explorava sexo e violência. Meyer adicionou à essa mistura muito humor. O resultado deu certo e influenciou muita gente, como Quentin Tarantino, que declarou ter se inspirado nele para fazer Kill Bill e À Prova de Morte, onde Meyer é inclusive citado nos créditos.

Russ Meyer, um dos maiores nomes do cinemão B
/
Faster, Pussycat! Kill! Kill! é o terceiro filme de Meyer e apesar de fazer pouco sucesso no lançamento, ele ganhou status de cult e é sempre lembrado como um dos filmes que mais representa o mercado do cinema independente norte americano. A história gira em torno de uma gangue de 3 stripers que gosta de desbravar estradas vazias com seus carros potentes.

Bolando o próximo plano

Um casal vem ao encontro delas. E eles decidem tirar um corrida - as três contra o namorado da menina que acabara de chegar. Ao final, Varla - a líder da gangue - faz uma ultrapassagem ousada e por pouco não causa um acidente que poderia matar o rapaz. Sai rindo. O cara sai irritado do carro e parte pra briga contra Varla. Péssima decisão. As outras duas da gangue - Billie e Rose - seguram a namorada. Varla mata o cara.

Violentas e impiedosas

A gangue dopa a menina. Elas chegam a uma fazenda onde acreditam existir uma grande quantia em dinheiro. Lá vivem um velho numa cadeira de rodas e seus dois filhos homens. Um confuso jogo de aparências, sedução e desconfiança mútuos leva a um desfecho trágico - atropelamentos, briga corporal e facadas.

Armadas

Um filme de pouquíssimo orçamento - menos de 50 mil dólares (tanto que foi filmado em PB para economizar) - mas que respira cult em cada frame. Feito em uma década das mais turbulentas, onde as mulheres lutavam cada vez mais pela igualdade de direitos, Faster Pussycat! Kill! Kill! representa um avanço nesse sentido - aqui as mulheres tem voz, escolhas e força. Elas lideram a gangue, elas matam, correm com carros potentes e fazem as vítimas ao seu bel prazer.

Mulheres vistas como donas da situação

Russ Meyer inovou também nisso, embora sempre com forte apelo sexual - aqui os corpos femininos sempre são pouco cobertos e os decotes para lá de generosos. Faster, Pussycat! Kill! Kill! tem este nome porque Meyer queria garantir ao público que o filme teria muita corrida (Faster), sexo (Pussycat) e violência (Kill! Kill!). E o resultado é uma soma de tudo isso - acima de tudo um filme divertido de se ver.
Veja o trailer de Faster, Pussycat! Kill! Kill!.



Nenhum comentário: