sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

STRAIGHT OUTTA COMPTON - A HISTÓRIA DO N.W.A. (2015)

Rappers em cima, atores embaixo

STRAIGHT OUTTA COMPTON - A HISTÓRIA DO N.W.A. (Straight Outta Compton / 2015) - "A banda mais perigosa do mundo". É assim que o N.W.A. se autodenominou desde o começo da sua trajetória na metade dos anos 80. Cinco amigos se juntaram para transformar em rap a realidade do subúrbio em que viviam na Califórnia. As batidas policiais sempre com abuso de autoridade e a rotina de drogas e violência moldou a mente destas pessoas que quase do dia para a noite se descobriram artistas.

O preconceito racial como rotina da banda

F. Gary Gray dirige a impressionante história. E não foi procurado à toa. Ele é especialista em videoclipes, tendo produzido e dirigido mais de trinta, inclusive alguns do Dr. Dre e Ice Cube - dois rappers que ajudaram a formar o N.W.A.. Eles também assinam a produção de Straight Outta Compton.

A produção e a gravação de grandes músicas do rap

Ice Cube é interpretado pelo seu filho O´Shea Jackson Jr., e é o maior acerto do filme. Ele está incrível, mostrando a força e a postura indignada e briguenta que o pai ajudou a traduzir em letras igualmente fortes. O pai - que fez Anaconda e outros trinta filmes - obteve sucesso em todos os ramos que atuou, como músico, produtor musical, produtor cinematográfico, diretor e roteirista.

Impressionante semelhança entre pai e filho

O filme mostra a relação de Ice Cube com Dr. Dre e Eazy-E, rappers criadores do chamado Gangsta Rap. Mas o N.W.A. só alcançaria o sucesso graças ao produtor musical Jerry Heller (interpretado por Paul Giamatti), um judeu que cheirou grana no estilo largado e agressivo do grupo. Se deu bem, levou os cinco rapazes à riqueza e fez a sua própria fortuna também.

O empresário que abriu as portas para o sucesso da banda

Todos ficaram ricos muito jovens e não souberam administrar tanta grana e poder repentino - festas na piscina com drogas e prostitutas - e com isso a briga interna foi inevitável. Ice Cube seguiu seu caminho, depois Dr. Dre e por fim Jerry Heller foi demitido. A banda mais perigosa do mundo durou de 1986 até 1991 (depois ressurgiu ainda em 2000 e de novo em 2015, mas sem o mesmo sucesso) e seu legado para o rap é inegável. Gerou muitas polêmicas e inaugurou um estilo que influenciou uma série de outros cantores.

A auto proclamada banda mais perigosa do mundo 
O filme tem muita força e uma reconstrução de época muito boa. Como todo filme baseado em uma história real beira os exageros, mas os seus personagens retratados em tela - pelo menos a maioria deles - estão vivos e com vasto material e videoclipes disponíveis na internet para compararmos os fatos do filme com a realidade. Juntar Dr. Dre, Ice Cube e a esposa do rapper Eazy-E na produção do longa foi um grande acerto, dá aquele gosto de homenagem bem feita e correta dos fatos.

Nenhum comentário: