sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O INFORMANTE (1999)

Um sabe muito e o outro quer fazê-lo contar publicamente

O INFORMANTE (The Insider / 1999) - Já foi um grande negócio processar as indústrias de cigarro. Ganhou-se muito dinheiro com isso. Os filmes Erin Brokovich: Uma Mulher de Talento e Obrigado por Fumar tratam um pouco disso. No caso do segundo filme toda a batalha jurídica é mostrada de uma forma leve e descontraída. Ao contrário de O Informante onde tudo é muito mais sério.

Expôr a verdade na televisão

O longa dirigido por Michael Mann (que vinha de O Último dos Moicanos e Fogo contra Fogo, este último com Pacino e De Niro) fez barulho e teve grande sucesso em festivais de cinema pelo mundo. Ele colocou frente a frente o mestre Al Pacino e um Russell Crowe, pré Gladiador mas pós Los Angeles Cidade Proibida, onde já demonstrava enorme talento e um futuro brilhante.

Perseguido no jogo de golfe - eles estão em todo lugar

Jeffrey (personagem de Crowe) não é fumante, mas trabalhou por muitos anos como vice presidente de uma grande companhia de cigarros. Acabou sendo mandado embora sem explicações.

Um homem pressionado

Encontrou ajuda em Lowell (Pacino), o produtor de um dos maiores programas jornalístico da televisão norte americana, o 60 Minutes. A credibilidade do programa junto ao público é enorme, por isso Jeffrey sabe que lá é o lugar certo para contar tudo o que sabe sobre as indústrias de tabagismo e seu produto, como uma forma de vingança.

Um produtor de TV atrás de notícia

A empresa de cigarros o procura pedindo que ele assine um termo de confidência. Jeffrey se nega e passa a ser perseguido, pessoas rondam sua casa, ameaçando a sua segurança e da sua família. Ele entre na paranoia e carrega uma arma por onde vai. Sua vida desmorona. A esposa não aguenta a situação, e se muda com as filhas. Jeffrey passa a enfrentar o problema sozinho.

Uma bala na caixa de correio

Isso só contribuiu para que Lowell faça a entrevista bombástica onde Jeffrey conta tudo. O principal - um aditivo químico colocado na nicotina para forçar o vicio e a dependência. Mas colocar essa entrevista no ar não é tarefa fácil, porque a própria CBS, emissora de televisão do programa 60 Minutes, tenta boicotar o programa, resultado da enorme influência que as empresas tabagistas tem nas grandes empresas de qualquer ramo.

Brigando com os executivos para levar a história ao ar

O problema de O Informante é ser muito longo, e por vezes o interesse de perde. O clima também não contribui, deixa o filme pesado demais em algumas momentos. De qualquer modo, é uma impressionante história real onde pessoas deram suas vidas, quase literalmente, em nome das coisas em que acreditam.
Veja abaixo o trailer de O Informante.


Nenhum comentário: