segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

POUCAS E BOAS (1999)

O falso músico de jazz Emmet Ray

POUCAS E BOAS (Sweet and Lowdown / 1999) - Woody Allen sabe muito bem como fazer um mockumentary - um falso documentário. Já provou isso em 1983 com Zelig, onde o próprio Woody interpreta o personagem título, que se transforma conforme o ambiente que frequenta - vira judeu quando rodeado de judeus, negro quando rodeado de negros, gordo quando rodeado por gordos e etc.

Zelig e suas múltiplas personalidades

Em Poucas e Boas Sean Penn interpreta Emmet Ray, um músico de jazz na década de 30, que se vangloria de ser o segundo melhor violonista do mundo, sendo inferior apenas - segundo ele próprio - ao francês Django Reinhardt, a sua fonte de inspiração e ídolo máximo.

A maestria de um músico que nem sequer existiu - o reflexo dos ídolos de Allen

Emmet é um errante, bebe muito, se enfia em confusões e não tem medo de dizer o que pensa e agir. Doa a quem doer. Assim, Emmet passa o filme sem uma companhia feminina certa, para ele nenhuma lhe corresponde o que sente. Amor verdadeiro Emmet sente apenas por si só e pela música, sua válvula de escape.

Músico acima de tudo e de todos

As mulheres não são mais do que uma aventura na vida do músico. Não é de se surpreender, ele passa boa parte do seu tempo falando de si mesmo e das suas glórias como músico, além é claro, de gastar o verbo sobre como ele admira Django Reinhardt. Não à toa ele acaba se casando com uma mulher muda, interpretada por Samantha Morton, ao mesmo tempo em que se enrosca com várias outras, inclusive uma jornalista interpretada por uma jovem Uma Thurman.

Emmet e a esposa muda

O falso documentário conta com a participação de muita gente do mundo do jazz - entre eles o próprio Woody Allen - contando a história de Emmet como se fosse verdade, lembrando de passagens e momentos marcantes. Tudo para confirmar a lenda de uma personalidade marcante da música. Impressiona ao final do filme quando se descobre que o mesmo não passa de um personagem fictício, já que tantas informações são levantadas - ou melhor criadas - sobre a vida de Emmet durante todo o filme.
Veja abaixo o trailer de Poucas e Boas.



Nenhum comentário: