terça-feira, 4 de abril de 2017

PSICOPATA AMERICANO (2000)

Deboche sanguinolento

PSICOPATA AMERICANO (American Psycho / 2000) - O livro por si só já causou uma polêmica danada. Lançado em 1991, ele deixou muito leitor confuso e chocado. Assim como o filme que causa a mesma sensação em quem assiste. O longa é o de maior sucesso da carreira da diretora canadense Mary Harron, também pudera - um texto forte e uma atuação impressionante de um Christian Bale que se via ali no primeiro papel de destaque na carreira.

Um personagem riquíssimo para um jovem ator

Bale vive Patrick, um jovem símbolo do egocentrismo e do orgulho cego movido principalmente pela saúde financeira. O cara é muito rico e muito vazio, preocupado unicamente com a própria imagem - como na cena em que transa com uma prostituta, mas se interessa apenas em olhar para o próprio corpo refletido no espelho.

De olho no espelho

Os amigos não são diferentes. Nenhum chegou aos 30 anos, mas já ocupam grandes cargos em boas empresas. São o exemplo típico do estereótipo de "filhinhos de papai", já que comandam as empresas erguidas com o esforço dos pais. Patrick no escritório não atende ao telefone, chega a hora que quer e vive de comer em restaurantes chiques para ver e ser visto.

Patrick e seus amigos igualmente fúteis

Patrick leva o amigo Paul Allen (Jared Leto) - um dos quais ele sente mais inveja - para casa, forra o chão e começa a falar sobre bobagens, para descontrair Paul que bebe um drinque sentado no sofá. Impiedosamente, Patrick crava um machado em Paul faz sua primeira vítima.

Com um machado a primeira vítima

Dias depois em uma noitada com prostitutas ele chega ao limite. Ao se tornar violento, uma das meninas busca a fuga e encontra uma série de corpos espalhados pela casa - uma cabeça dentro da geladeira, outros tantos na banheira e dentro do guarda roupa. Ela tenta fugir, Patrick vai atrás com a motosserra, ela desce pela escada, Patrick joga a motosserra lá de cima e fatia a prostituta que estava a poucos metros da saída. Ele ri com desdém na cena mais icônica do filme.

A motoserra na clássica cena

No trecho final ele comete uma série de crimes pelas ruas, enquanto é perseguido pela polícia até ser encurralado dentro do escritório. Patrick, enlouquecido, decide ligar para o advogado e conta todos os assassinatos que cometeu - conta cerca de 40.

Vítimas pelas ruas

No dia seguinte ele encontra com o advogado, mas algo surpreendente acontece. A sanidade de Patrick é testada a tal ponto que o filme acaba e deixa a dúvida - será que ele matou mesmo todas aquelas pessoas ou seria tudo fruto da sua imaginação?

A tese - o que é falso e o que é real?

Com boas participações de atores novatos na época - como Reese Whiterspoon, além de Leto e Bale - uma direção segura e acima de tudo um texto poderoso, Psicopata Americano é uma crítica nada velada a uma geração vazia e inconsequente. O texto ainda hoje é alvo de várias discussões na internet sobre o verdadeiro final.

O grande amigo de Patrick

Veja abaixo o trailer de Psicopata Americano.


Nenhum comentário: