terça-feira, 28 de março de 2017

O LAGOSTA (2016)

David chega ao hotel

O LAGOSTA (The Lobster / 2016) - Daqueles filmes que ficam muito tempo com a gente, mesmo depois do final dos créditos. Seja amando-o ou odiando-o, ou mesmo no meio termo, é muito difícil não se entregar à essa história distópica e por - muitos motivos - absurdamente maluca.

Funcionários mostram como relacionamentos funcionam

Uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Quando elas são abandonadas pelos seus companheiros - como aconteceu com David (Colin Farrell, que engordou 14 quilos especialmente para este papel) - acabam indo parar numa espécie de hotel afastado da cidade que recebe homens e mulheres solteiros e tem apenas uma simples regra. Todos ali tem 45 dias para encontrar a sua alma gêmea. 

David, no centro, e dois amigos no hotel

E isso acontece através da relação dos gostos e desgostos de cada um e até mesmo das suas características físicas - uma mulher manca e espera que entre algum manco no hotel para namorar, as duas pessoas que cantam bem estão juntas, outro que tem a língua presa espera por uma mulher com a mesma característica. No caso de David a procura é por alguém que tenha qualquer uma das suas características, como ser míope, por exemplo.

Bailes para animar as noites

Caso se passem os 45 dias e a pessoa ainda não tenha encontrado um parceiro ou parceira, ela se torna um animal, ou seja, ela é despejada do hotel e passa a viver na floresta já que não pode voltar pra cidade. Isso acontece com David e lá ele vive como um animal que escolheu - uma lagosta. A escolha do animal é importante porque a pessoa na floresta só poderá se relacionar com outro "animal" da mesma espécie. 

Na floresta, David personifica a lagosta

Mas esses animais são caçados - à tiros de espingardas de tranquilizadores mesmo (!) -  pelos solteiros do hotel. E cada caçada rende aos solteiros mais dias de estada, caso seja uma caçada boa, depende do número de animais caçados. É uma loucura.

Ainda como pessoa, David segue para a caçada

O filme é dividido ao meio. Na primeira metade David vive como um solteiro em busca da mulher "amada" (entre aspas porque a pessoa escolhida é selecionada através das características dela, como se isso fosse capaz de criar dois amantes pra vida inteira). John C. Reilly é um dos amigos de David no hotel.

O último dia no hotel

A outra metade do longa mostra David vivendo como animal na floresta. Léa Seydoux - a menina de cabelo azul de Azul é a Cor Mais Quente - comanda os animais. Entre eles vive Rachel Weisz, que por ser míope, acaba se aproximando de David, também míope.

Os dois pretendentes na floresta

Yorgos Lanthimos concorreu ao Oscar de melhor roteiro original de O Lagosta. Não foi à toa. A história é uma bela criação e uma crítica ferrenha à indústria dos relacionamentos que nós mesmos criamos onde a busca pela alma gêmea é uma coisa vital. Lanthimos também assina a direção do longa.

Yorgos Lanthimos, diretor e roteirista

O Lagosta - escrito assim mesmo com "erro" de gênero - é só mais um charme de um filme que merece muito ser visto. E revisto. Não à toa, é necessário mesmo. Eu tive que assistir O Lagosta duas vezes para conseguir ligar os pontos da história e acompanhar a narrativa sem ficar com cara de "o que estou assistindo?!" 
Veja abaixo o trailer de O Lagosta.      


Nenhum comentário: