domingo, 28 de maio de 2017

MARIDOS E ESPOSAS (1992)

Sally e Jack anunciam que vão se separar

MARIDOS E ESPOSAS (Husbands and Wives / 1992) - Era um período turbulento na vida de Woody Allen e Mia Farrow. No ano de lançamento de Maridos e Esposas o casal anunciava a separação após um escândalo envolvendo Allen e Soon-Yi, a filha adotiva do casal, 35 anos mais jovem do que o diretor. Woody não conseguiu se manter afastado dos holofotes. Os tablóides publicavam notas diárias sobre o caso. Sabendo disso, a experiência de assistir Maridos e Esposas não é a mesma coisa.

Judy e Gabe passam a analisar os problemas da relação

O roteiro de Allen (indicado ao Oscar), brinca com indas e vindas nos relacionamentos entre pessoas nos seus quarenta e tantos. Jack (Sidney Pollack) e Sally (Judy Davis, que concorreu ao Oscar de atriz coadjuvante), anunciam pros amigos de longa data Gabe (Allen) e Judy (Farrow), que vão se separar, mesmo com dois filhos e mais de vinte anos juntos.

Papo de amigas

O primeiro instinto é tentar convencer o casal a desfazer o divórcio. Tudo inútil. Eles já pensaram tão firmemente sobre o assunto que Jack já até arrumou uma namorada, uma jovem viciada em malhação e astrologia. Sally, vendo que o ex-marido rapidamente encontrou uma parceira completamente diferente dela, passa a duvidar que a separação foi a melhor escolha. E se pergunta: "será que Jack me traia?"

A nova namorada de Jack

O segundo passo é olhar para o próprio casamento. E aí Gabe e Judy começam a passar pro problemas. Ela cai nos encantos do jovem e charmoso Michael (Liam Neeson), mas escapa deles apesar de gostar do flerte. Como saída ela apresenta o rapaz a Sally e eles se engraçam.

Michael passa a se engraçar com Judy

Já Gabe, professor experiente de filosofia, se apaixona por uma aluna, a jovem Rain (Juliette Lewis). que não nega a corresponder o sentimento. A menina admite ter uma queda por homens mais velhos e inteligentes, inclusive conta a ele os detalhes de um dos seus companheiros do passado, também mais velho.

Rain e Gabe se aproximam

O cenário está armado. E claro, em um filme de Woody não espere por conclusões simples de um história. O que não falta por aqui são reviravoltas, conduzindo a história e o destino de todos esses personagens para onde não se imagina. Maridos e Esposas tem algumas cenas de diálogos afiados e cheios de trocadilhos entre Allen e Farrow que fica difícil imaginar que aquelas cenas não tenham sido gravadas com base no que eles enfrentavam na vida pessoal.

Discutindo na frente das câmeras e fora também 

Maridos e Esposas não é o melhor drama de Allen, longe disso. Mas monta uma séries de situações com assuntos que são comuns a todos nós, independente das diferenças. Todo mundo tem problemas nos relacionamentos, é normal. E Woody coloca todos em mesmo grau de relevância nesse sentindo. Todos somos reles mortais, afinal.
Veja abaixo o trailer de Maridos e Esposas.    



Nenhum comentário: