segunda-feira, 12 de junho de 2017

ANIMAIS NOTURNOS (2016)

Artista blasé

ANIMAIS NOTURNOS (Nocturnal Animals / 2016) - Um homem no caminho certo. Tom Ford é estilista de formação, mas gosta de se aventurar na produção e direção de filmes. Animais Noturnos é o segundo projeto em que ele assume a direção além do roteiro. Antes, Tom Ford havia dirigido Direito de Amar

Ford, de azul, em ação

A história é ambiciosa... à princípio. Susan (Amy Adams) é uma apreciadora de artes, responsável por uma espécie de centro cultural, que fica intrigada ao receber um manuscrito de um livro feito pelo ex-marido com o título de Animais Noturnos. Ela fica curiosa porque o ex-marido (Jake Gyllenhaal), que sempre sonhou em ser escritor, dedicou o livro à ela.

Uma mulher presa a uma história

Ela lê o manuscrito e o filme é partido ao meio. De um lado as cores pálidas e acinzentadas de Susan lendo em casa e reagindo ao livro e do outro lado as cores amareladas e pasteis do deserto do Texas onde se passa a história do livro que ganha vida, protagonizada por Jake Gyllenhaal e tendo Aaron Tylor-Johnson, o cara do Kick Ass, como principal vilão.

Personagem do livro e escritor do mesmo

Animais Noturnos é angustiante na medida em que a trágica história do livro pode acontecer com qualquer um - uma família é enquadrada por uns caras mal encarados na estrada deserta. Eles sequestram a esposa e a filha e somem com as duas. O pai, desesperado, só encontra os corpos das duas ao contactar o xerife local.

Confrontando o criminoso no carro

Susan, ao ler essa história angustiante escrita pelo ex-marido, interpreta tudo aquilo como um paralelo para a vida amorosa que os dois levaram durante anos. Ela abandonou o companheiro sem nem olhar pra trás e ainda fez um aborto. De uma tacada só, ele perdeu a esposa e o filho. Ao descobrir, claro, ele ficou devastado. 

O olhar perdido assistindo "Animais Noturnos"

Um ótimo plot principal que vem num crescendo e de repente... some, como num fade. A história fica nisso e só nisso, é uma personagem solitária e desiludida lendo um manuscrito e do outro lado toda a trama do livro acontecendo. É muito pobre de roteiro. Fica tedioso demais a edição também... fica pingando de lado a lado, não avança. Fraco em tantos sentidos.
Veja abaixo o trailer de Animais Noturnos.
  

Nenhum comentário: