terça-feira, 8 de maio de 2018

AMANTE A DOMICÍLIO (2013)

O cafetão e o Don Juan

AMANTE A DOMICÍLIO (Fading Gigolo / 2013) - Como uma homenagem à Woody Allen. É o jeito, e talvez o único, de se analisar Amante a Domicílio. O filme respira Woody em todas as cenas. Desde o ambiente - Nova York -, passando pela trilha sonora - com jazz e músicas similares o tempo todo - e fechando, é claro, no confronto de religiões - tendo os judeus como principal alvo. Está tudo aí, só se inverteram as cadeiras. Em Amante a Domicílio Woody assumiu a posição de mero ator, John Turturro assinou o roteiro e a direção, aqui a sua quarta.

Turturro em ação

Os amigos de longa data Fiovarante (Turturro) e Moore (Allen) estão à procura de algo novo para o primeiro fazer já que a livraria da família em que trabalha será fechada e o atual emprego como floriculturista não lhe dá perspectivas melhores. Moore volta com a ideia perfeita, sugere se tornar um cafetão do solteiraço Fiovarante.

Em Allen alguns alívios cômicos da trama

O primeiro programa acontece com a dermatologista de Moore, vivida pela sempre linda Sharon Stone. O sucesso é grande, o dinheiro entra fácil. Então Moore faz o mesmo com as colegas dela e o negócio de cafetão acaba prosperando.

Mais uma cliente

Isso até ele se apaixonar por uma das suas clientes - uma judia ortodoxa que não era tocada por um homem desde a morte do marido. Fioravante fica tão mexido com aquilo que não consegue mais realizar o "serviço". Aí o negócio acaba.

A paixão de Fioravante

Clichês atrás de clichês... mas os problemas de Amante a Domicílio nem são só esses. Primeiro a começar por Turturro que, vamos combinar, não passa por amante profissional em nenhum lugar do planeta. Ainda mais quando arrebata clientes como Sharon Stone e Sofia Vergara. É uma baita forçação de barra aí.

A dupla que se atira sobre Fioravante

O roteiro de Turturro, que assina também a direção, poderia ser bem mais desafiador. O tom de comédia romântica fácil sobrevoa o filme todo e até passa um certo ar de preguiça. Pô, não custava nada pedir ajuda para Allen, que é um mestre dos roteiros. Allen por sinal não é ator, mas seu Moore melhora depois de um começo inseguro nas primeiras cenas. É bom - para quem é fã - ver um Allen assim fazendo algo diferente do seu usual. Aqui ele não é apenas o cara inseguro, ele também faz papel de tiozão jogando beisebol no parque com uma criançada, por exemplo.


Diálogos nada inspirados

Turturro tentou mas não chegou nem perto das comédias de Allen. Faltou texto basicamente. Seria tão melhor se a dupla protagonista não fosse levada a sério pelas mulheres. Faria mais sentido. Mas não, tudo é levado muito a sério e aí... nada. Veja abaixo o trailer de Amante à Domicílio.


Nenhum comentário: