terça-feira, 22 de maio de 2018

PROJETO FLÓRIDA (2017)

Filha e mãe 

PROJETO FLÓRIDA (The Florida Project / 2017) - "O maravilhoso mundo da Disney", como diz o próprio slogan do lugar, pode não ser tão maravilhoso assim. Pelo menos para algumas pessoas que vivem à margem daquilo, nas proximidades dos parques que recebem diariamente milhares de turistas vindos do mundo inteiro. A ideia do roteiro de Projeto Flórida - que aliás é o nome como o parque era conhecido no começo de tudo - é justamente mostrar essas pessoas que vivem à margem.

Colorindo a infância pobre

O foco do filme é um grupo de crianças de cerca de 7 anos que vive em um hotel popular de beira de estrada. Tecnicamente, segundo o diretor Sean Baker, elas são sem-teto, já que seus pais não conseguem viver em casas próprias. Os dias passam quase sempre iguais, com as crianças andando por ali, aprontando pequenos delitos - como cuspir em carros ou invadir casas abandonadas - enquanto seus pais - pobres e sem condições - vivem de bicos ou trabalhos que pagam muito pouco.

Bkaer em ação, ao lado de Dafoe

Willem Dafoe é o zelador do prédio e enfrenta os problemas criados pelas crianças problemáticas e suas mães e pais. Destaque para Moonee e sua mãe, a ex-presidiária Halley, que vê na prostituição a única saída para levantar um dinheiro extra e pagar o "aluguel" semanal do quarto. O personagem de Dafoe se compadece com a história e alivia a barra da família.

O experiente Dafoe e a novata Brooklynn Prince

Mas tudo é visto pelo ponto de vista da pequena Moonee, por isso o plano de câmera escolhido é sempre baixo. Somos convidados a ser uma outra criança vivendo aquelas errantes vidas. Assim como o próprio Baker que se interessa pelas histórias que são varridas para baixo do tapete, como a desses americanos que vivem na linha da pobreza bem ao lado do "mundo maravilhoso da Disney".

Tédio

O interessante de Projeto Flórida é que todo o trecho final, logo após uma sequência emocionante sobre o drama de Moonee, é gravado com iphone. Isso tem um propósito, algo que o próprio Baker usou em filmes anteriores. Aqui, eu vejo assim, representa a imaginação dos personagens, nada daquilo aconteceu de verdade.

De iphone

Projeto Flórida apresenta, em contraste com as fortes cores das construções locais, uma história triste. Um drama familiar pautado em crianças que passam os dias vazios imaginando como seria fazer algo que elas não tem perspectiva ou dinheiro algum para realizar. 
Veja abaixo o trailer de Projeto Flórida.

Nenhum comentário: