domingo, 20 de maio de 2018

O CORVO (1994)

O Corvo

O CORVO (The Crow / 1994) - A fama de um filme pode vir de muitas maneiras diferentes, mas nem sempre por uma coisa boa. Pode ser por um cartaz atrás de uma cortina - que alguém imaginou que seria um fantasma -, pode ser por uma cena de sexo forçada armado pelo ator e diretor e sem consentimento da atriz - e tantas e tantas maneiras diferentes. No caso do O Corvo a fama veio por uma tragédia.

Brandon Lee
A história, baseada numa HQ de muito sucesso do final da década de 80, gerou uma série de outras HQs, quatro filmes e até uma minissérie de TV. O personagem principal é Eric Draven, um integrante de uma banda de rock gótico que acaba sendo assassinado junto com a noiva depois de ter a casa invadida por uma gangue local.

A violenta gangue local

Eric é trazido do mundo dos mortos por um corvo e - mesmo morto - assume uma personalidade violenta ao buscar vingança contra cada um dos membros da tal gangue. No percurso ele conta com a ajuda de algumas pessoas que não se assustam com a presença de Eric, como um policial e uma garotinha que era sua amiga quando vivo.

A garotinha, amiga de Eric Draven

Basicamente o filme é isso. Mas a repercussão do filme só foi tão grande devido ao assassinato - por acidente - de Brandon Lee, ator que interpretava Eric. Em uma cena foram usadas balas de verdade ao invés das de festim. Brandon foi atingido e morreu aos 28 anos. A cena da morte foi destruída pelo estúdio, nada sobrou dela. Michael Massee, o ator que atirou e matou Brandon Lee, ficou anos afastado do cinema e acabou morrendo em 2016.

Massee, como Funboy

A tragédia de Brandon é a segunda na família. O pai, Bruce Lee, também morreu jovem e de forma estranha. A versão oficial diz que seu corpo rejeitou um medicamento para dor de cabeça que ele vinha tomando há algum tempo. Um edema cerebral foi diagnosticado e Bruce perdeu a vida aos 32 anos. Pela internet uma série de outras causas contrariam esta.

Bruce em seu último filme

A triste coincidência no destino de pai e filho marcou as duas carreiras e por consequência seus últimos filmes - Operação Dragão, no caso de Bruce, e O Corvo, no caso de Brandon. Várias cenas deste último tiveram que ser refilmadas, usando um dublê e computação gráfica, que apesar de não ser tão avançada quanto a de hoje, são de excelente qualidade. Ao assistir O Corvo é quase imperceptível quando Brandon está em cena ou quando ele é substituído por um dublê ou pela computação.
Difícil saber quando é dublê, computação ou o próprio Brandon
A cena inicial do filme - toda em flashback - foi uma maneira que os produtores encontraram para mascarar a cena real onde Brandon é assassinado. A tortura que a gangue promove no apartamento do casal substitui a outra, onde a sua noiva no filme, teria sido estuprada, culminando na morte do personagem e consequentemente do ator.

Brandon, ao meio, no set de O Corvo

Um triste fim para um ator que poderia ter uma carreira longa. Dizem até que ele estava cotado para interpretar Coringa em um filme do Batman.
Veja abaixo o trailer de O Corvo.
   

Nenhum comentário: