terça-feira, 25 de setembro de 2012



O DIA EM QUE A TERRA PAROU (Or. THE DAY THE EARTH STOOD STILL) - Em 1951 o mundo era outro, parece até outro planeta. As motivações dos jovens e os medos dos adultos eram completamente diferentes. O mundo tinha acabado de sair da Segunda Guerra Mundial, vivia momentos de incertezas e indefinições. Apenas dois anos antes, a Igreja Católica havia lançado o "Decreto Contra o Comunismo", o que garantia excomungação a qualquer católico que se apresentasse como comunista. Essa pode ser uma das explicações para o medo que dominava, principalmente os Estados Unidos, com relação a uma invasão externa, que pode ser lida como uma invasão dos comunistas.

A nave assustando os terráqueos

O filme começa com um disco voador que pousa na Terra, nos Estados Unidos para ser mais preciso,  causando alvoroço entre os moradores. A nave é cercada pela polícia, exército e curiosos. De repente a porta se abre e sai uma espécie de astronauta (Klaatu, que fala inglês).

Klaatu, ainda como "astronauta"

Assim que Klaatu tira algo do bolso é alvejado com um tiro, disparado por um assustado soldado do exército. Da nave sai um robô alto (Gort) que desmaterializa todas as armas da força de segurança, causando pânico geral. O astronauta alvejado é levado ao hospital e desvenda o seu plano: alertar a Terra para que evitem mais guerras, senão o seu planeta, mais avançado em tudo, terá que tomar uma atitude, destruir o nosso planeta.

Gort, com seu raio que desmaterializa as armas

Robert Wise faz um belo retrato da sociedade, mostrando que o medo do desconhecido é natural do ser humano. E reagir com violência também.

Gort abandona a nave, ao fundo

Não assistí à versão mais recente de 2008 com Keanu Reeves no papel de Klaatu e provavelmente jamais assistirei. Prefiro esse recorte antigo, de ver o mundo por um prisma diferente. E que sempre nos faz pensar: O que aconteceria conosco se isso de verdade ocorresse na Terra? Uma invasão extraterrestre? A tendência é imaginar que seríamos domados pelo superior, mas quem garante? Klaatu e Gort vieram em O Dia em que a Terra Parou como um aviso, mas quem garante que na realidade seria diferente?

Nenhum comentário: