segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A caça à Bin Laden
A HORA MAIS ESCURA (Zero Dark Thirty / 2012) - Kathryn Bigelow é, de certa forma, uma diretora nova. Tem 61 anos e 9 filmes dirigidos. Premiada em 2008 com o Oscar de melhor diretor (a primeira mulher na história a levar a estatueta nesta categoria) por Guerra ao Terror, Kathryn se especializou por realizar filmes com forte visão política. Mas nem sempre foi assim. Ela já fez terror trash (Quando Chega a Escuridão / 1987), policiais (Jogo Perverso / 1989), passando até por alguns clássicos dos anos 80, como Os Caçadores de Emoção.

"Caçadores de Emoção"...
... e sua diretora em ação à época

Toda essa bagagem deu a Kathryn muita versatilidade até se encaixar no mercado e encontrar naquele tipo de filme que ela era realmente boa. E aí chegamos a este A Hora Mais Escura, que trata da busca por Osama Bin Laden.

Tentando se destacar em um ambiente dominado pelos homens

Jessica Chastain (que esteve ótima em Histórias Cruzadas) faz uma novata da CIA que é enviada ao Afeganistão para ajudar na busca do terrorista. Logo de cara ela se vê testemunhando sessões de tortura a um presidiário com contatos no Al-Qaeda. Ela assiste tudo.O torturado dá boas informações sobre outros contatos que podem levar ao inimigo número 1 da América. Anos se passam e com afinco ela se especializa nos nomes e locais da região do Oriente Médio por onde passam ou passaram pessoas envolvidas com o terrorista. Se passam 12 anos e os planos dela se tornam mais eficientes. Quando todos abandonam a busca, quase que dando como perdida, ela se foca em uma pista quase mínima - uma fortaleza escondida que pode ou não ser o paradeiro não de um dos terroristas do Al-Qaeda, mas do próprio Bin Laden em pessoa. Todos desconfiam e a chamam de louca, ainda mais em um ambiente dominado por engravatados, mas ela insiste na sua pista. A meia hora final é eletrizante, acompanha como um documentário a saga da equipe especial empreendendo uma invasão à noite na fortaleza no meio do Afeganistão e matando cada um dos homens nela. Se Bin Laden está no meio destes mortos só assistindo para saber.

Equipe pronta para invadir a fortaleza

É muito claro a divisão deste "longo longa" em 3 partes. A violência do interrogatório que serve como base para que a novata personagem da ótima, mas forçada Chastain se desenvolva na sua carreira na CIA. A segunda com um forte tom político, o que pode se arrastar um pouco e criar uma certa barriga. E a terceira à lá Counter Strike traz muita adrenalina.

Chastain vivendo uma agente da CIA obcecada por achar Bin Laden

A Hora Mais Escura é conduzido com muita segurança por Kathryn, mas que após o sucesso de Guerra ao Terror parece se preocupar apenas com filmes políticos e que se baseiem em dramas de guerra do seu país. É um caminho que ela escolheu, mas que já a marcou. O filme é sim eficaz e funciona muito bem, mas apenas como propaganda nacionalista. Não há como duvidar do forte apelo junto aos patrióticos norte-americanos e sua busca ao seu inimigo número 1. 

Nenhum comentário: